
Cidade da Praia, 31 Out (Inforpress)- A primeira-dama, Débora Katisa Carvalho, enalteceu hoje, na cidade da Praia, a importância da prática regular de actividade física e elogiou o trabalho desenvolvido pela Associação Movidoso na promoção do bem-estar e inclusão dos idosos.
Débora Carvalho esteve presente nas actividades alusivas, realizadas na Rua Pedonal de Terra Branca, enquadradas nas celebrações do Dia Mundial do Idoso (01 de Outubro).
O evento teve como objectivo estimular hábitos de vida saudáveis e promover o convívio intergeracional, através da actividade física.
Em declarações à imprensa, a primeira-dama parabenizou A Associação Movidoso, criado pelo professor João Tigana, e sublinhou o seu papel em aproximar e integrar os idosos, através do exercício físico.
“Fazer exercício físico é também uma forma de socialização, de ganhar saúde e de se integrar na sociedade”, afirmou, acrescentando que a iniciativa já está presente em alguns bairros da cidade da Praia, como Terra Branca e Achada, mas deve expandir-se a outras comunidades.
Débora Carvalho realçou ainda o exemplo de um idoso de 95 anos que participa activamente nas actividades, mostrando que “a idade não é uma limitação, mas sim um exemplo de vitalidade”.
A primeira-dama alertou para a necessidade de incentivar hábitos saudáveis entre os mais jovens, face ao aumento de doenças como o AVC.
Carvalho reforçou ainda o compromisso da sua Fundação Dretu em apoiar iniciativas de envelhecimento activo, através da parceria com a Fundação Benfica, que fez doação de materiais desportivos para Associação Movidoso.
“O objectivo é levar esta experiência a outros bairros, com apoio de profissionais e materiais adequados, para que todos os idosos possam participar de forma digna e saudável”, salientou.
Por sua vez, o presidente e professor da Associação Movidoso, João Tigana, explicou que o movimento nasceu há cerca de um ano e com o propósito de criar uma rotina regular de actividade física voltada para a população sénior, com apoio de monitores formados.
“Estamos descentralizados em vários bairros e queremos atingir 18 por cento (%) da população idosa da cidade da Praia”, disse.
O dirigente anunciou ainda a introdução da modalidade “walking”, inspirada em práticas europeias, e destacou a adesão crescente e o impacto positivo nas comunidades.
Tigana aproveitou para apelar aos idosos que ainda permanecem em casa a superar o receio e o preconceito, lembrando que as actividades são gratuitas e acessíveis.
Os idosos presentes nesta iniciativa expressaram grande satisfação e reconheceram a importância destas actividades para a sua saúde física.
KF/SR//AA
Inforpress/Fim
Partilhar