Porto Inglês, 17 Mai (Inforpress) – A Câmara Municipal do Maio prevê retomar ainda este mês as obras do mercado de peixe da cidade do Porto Inglês, segundo avançou o presidente da autarquia no âmbito das comemorações do Dia Nacional das Peixeiras.
Segundo Rely Brito, a autarquia está em fase de negociação com o empreiteiro responsável pela obra, com o objetivo de garantir a reativação dos trabalhos o “mais breve possível”, assegurando melhores condições de trabalho para as peixeiras da cidade.
“Neste momento, tudo depende do empreiteiro para a retoma das obras. A nossa previsão é que os trabalhos sejam reiniciados ainda este mês, para que as peixeiras tenham finalmente um espaço digno para o tratamento e comercialização do pescado”, sublinhou.
A construção do novo mercado de peixe, inicialmente prevista para estar concluída em Julho de 2024, tem sofrido sucessivos atrasos.
A obra está orçada em 15 mil contos, dos quais cerca de seis mil foram financiados pelo Governo, através do Fundo do Ambiente e do Fundo das Pescas.
O restante montante é suportado pelo orçamento da câmara municipal.
Durante a celebração do Dia Nacional das Peixeiras, a Direção Nacional das Pescas, em parceria com a Câmara Municipal do Maio, promoveu uma gala festiva para homenagear mulheres com vários anos dedicados à atividade da venda de peixe.
Uma das homenageadas foi a peixeira Mana, da vila da Calheta, que se mostrou emocionada com o reconhecimento.
“Esta profissão permitiu-me educar todos os meus filhos com dignidade. Estou muito feliz por este gesto”, afirmou.
A ocasião serviu também para momentos de sensibilização sobre empreendedorismo nas pescas e acesso a microcréditos, com vista ao fortalecimento da atividade no seio das peixeiras.
Na ilha do Maio, estima-se que existam cerca de 60 peixeiras em atividade, desempenhando um papel central na cadeia de valor das pescas e no sustento de muitas famílias.
RL/AA
Inforpress/Fim
Partilhar