Madrid, 09 Abr (Inforpress) - O Presidente da República, José Maria Neves, reuniu-se hoje com o Rei de Espanha, Filipe VI, durante a qual convidou o monarca a visitar Cabo Verde no quadro das celebrações dos 50 anos da independência nacional, em 2025.
À saída do encontro, que teve lugar no Palácio de Zarzuela, em Madrid, José Maria Neves disse que foi “um encontro muito simpático e muito rico”, tendo a conversa gerado à volta das relações entre Cabo Verde e o Reino de Espanha, nomeadamente a nível económico e empresarial.
“As relações são excelentes no domínio económico-empresarial. As principais empresas de turismo cabo-verdiano são empresas espanholas. E falamos nas pescas, na dessalinização da água e todas as vertentes relacionadas com a economia azul. Cabo Verde é um Estado oceânico e a partir do mar nós podemos produzir tudo. O futuro de Cabo Verde está definitivamente no mar”, disse o chefe de Estado em declarações à imprensa.
A segurança cooperativa para garantir a segurança e estabilidade de Cabo Verde, o ensino superior, ciência e inovação foram outras áreas que dominaram a conversa, tendo sido colocado em cima da mesa, a possibilidade de estudantes cabo-verdianos poderem fazer investigação, pós-graduação, mestrado e doutoramento nas universidades espanholas.
O chefe de Estado cabo-verdiano disse ainda que discutiu com o Rei Filipe VI a cooperação no quadro da União Europeia e da parceria especial de Cabo Verde com a União Europeia com foco na vertente integração regional e ainda falaram da situação geopolítica mundial.
“O Rei tem uma grande abertura e um profundo conhecimento da situação geopolítica mundial, designadamente a guerra na Ucrânia e a situação na Faixa de Gaza. De modo que foi uma conversa muito alargada, muito aprofundada, com grande abertura e com grande amizade”, acrescentou José Maria Neves.
O Presidente da República, que esteve acompanhado do ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Rui Figueiredo, disse ter saído do encontro confiante na redinamização e no reforço das relações de amizade e cooperação entre os dois países.
“Finalmente, convidei o Rei e a Rainha para visitarem Cabo Verde no quadro das comemorações dos 50 anos da nossa independência. Há uma grande abertura. E claro, que essas visitas depois da aceitação por parte do rei, haverá depois o estabelecimento das datas e das agendas pelos canais diplomáticos próprios”, anotou.
José Maria Neves está em Espanha desde o dia 05, tendo realizado vários encontros com a comunidade cabo-verdiana radicada naquele país europeu.
Esta quarta-feira, já em Barcelona, Catalunha, o Presidente cabo-verdiano participa, como orador, na Conferência das Nações Unidas da Década dos Oceanos, que decorre de 10 a 12 de Abril.
Na qualidade de Patrono da Década do Oceano, o mais alto magistrado da nação cabo-verdiana será um dos intervenientes principais do evento, numa comunicação que irá enfocar a experiência de Cabo Verde na exploração sustentável dos recursos marinhos.
MJB/CP
Inforpress/Fim
Partilhar