Praia: ISCEE promove segunda edição da Feira de Saúde focada no bem-estar da comunidade académica e local

Inicio | Sociedade
Praia: ISCEE promove segunda edição da Feira de Saúde focada no bem-estar da comunidade académica e local
08/04/26 - 01:47 pm

Cidade da Praia, 08 Abr (Inforpress) - A Unidade Orgânica da Praia do Instituto Superior de Ciências Económicas e Empresariais (ISCEE) acolheu hoje, na Praia, a segunda edição da Feira da Saúde, que se consolidou no calendário académico em celebração do Dia Internacional da Saúde.

Sob o lema “Cuidar dos Nossos”, a iniciativa da Associação de Estudantes (AE) abriu as portas do instituto não só aos alunos e docentes, mas também aos moradores do bairro de Tira-Chapéu e comunidades envolventes. 

O evento disponibiliza rastreios gratuitos, consultas de especialidade e um foco reforçado na saúde mental.

Em declarações à imprensa, a directora da Unidade Orgânica da Praia, Sílvia Rocco, destacou a importância da estratégica de realizar o evento no contexto universitário, Segundo a responsável, o objectivo é promover novos cuidados de saúde e bem-estar, preparando os alunos que serão os futuros profissionais do país.

“Este ano, a organização deu um destaque particular à saúde mental, através de palestras direcionadas para ajudar os jovens a lidar com o stress emocional, o cansaço e a mudança de hábitos que a vida universitária impõe”, sublinhou, explicando que o intuito é apoiar os alunos em situações complicadas e prevenir comportamentos de risco.

O presidente da Associação de Estudantes do ISCEE, Eder Tavares, explicou que a edição deste ano trouxe novidades significativas em termos de serviços, incluindo a Clínica Óptica Íris e a Clínica de Pente (saúde oral), além de parcerias com associações de enfermagem ao domicílio.

“O objetivo é facilitar o acesso aos cuidados. Muitos dos nossos estudantes são trabalhadores e não têm tempo para ir ao hospital fazer um simples check-up”, referiu Eder Tavares, que destacou ainda que os rastreios servem de triagem para encaminhamento dos de quem necessitam de cuidados adicionais.

Questionado sobre os projetos existentes na Associação de Estudantes, garantiu que a meta é torná-los regulares e anuais, assegurando um impacto real na vida dos estudantes e da comunidade.

A feira contou com a presença de diversas entidades, como a Clínica Ótica Íris, Clínica K-Dent, Centro de Saúde do Tira Chapéu, Associação Saúde na Comunidade e os membros do PsicoEducar, que contribuíram com rastreios, aconselhamento e atividades educativas.

Com uma comunidade de cerca de 400 alunos na Praia, o ISCEE reforça a sua responsabilidade social ao envolver escolas, jardins de infância e instituições vizinhas, na iniciativa.

PC/AA

Inforpress/Fim

Partilhar