Cidade da Praia, 24 Jul (Inforpress) – Cerca de 2000 pessoas beneficiaram, de segunda-feira até hoje, de consultas clínico geral e rastreio oftalmológico na Praia, organizado pela Igreja Baptista das Famílias em parceria com a Organização Medical Missions Outrach dos Estados Unidos da América.
Em declarações à Inforpress, o pastor da Igreja Baptista das Famílias, na Praia, Luís Roberto Nunes, explicou que esta iniciativa visa promover a saúde e o bem-estar das pessoas vulneráveis e não só, aquele que de uma forma ou outra seria difícil ter condições para fazer uma consulta.
Estas consultas, que se iniciaram na segunda-feira, 21, no Centro Educativo de Achada Grande, na Praia, decorre até ao final da tarde desta quinta-feira, e conta com a participação de 32 médicos que vieram dos Estados Unidos.
Para aquele religioso, esta iniciativa não é apenas um acto de ajuda, mas sim um acto de amar o próximo através deste tipo de iniciativas, que pode ser cultivado também por outras igrejas, organizações da sociedade civil, instituições associações, entre outras entidades.
“Além do atendimento médico damos também amor, carinho, uma palavra de amizade e conforto às pessoas”, afirmou, avançando que a alegria nos olhos das pessoas é “tanta” que nem consegue descrever.
Durante estes três dias de consultas, disse que recebeu “muitos elogios e carinho de agradecimento” por todos aqueles que passaram neste espaço para fazer uma consulta, declarando que muitos desabafaram com ele que por falta de recursos financeiros não conseguiam fazer uma consulta de especialidade e muito menos comprar um óculo.
Adiantou que foram atendidas à volta de 300 pacientes por dia e que mais de 1200 já beneficiaram de óculos graduados.
Luís Roberto Nunes defendeu que é preciso mais engajamento das entidades para organizar actividades deste género, porque, segundo explicou, perante o número de pessoas que procuram consultas, tanto de clínico geral e de oftalmologia, verifica-se que “há necessidade” no seio da população em ter mais oportunidades para rastreios.
Em 2026 disse que pretende trazer um número elevado de médicos dentistas para promover consultas sobre saúde bucal que também é uma especialidade “muito citada” pelas pessoas.
“Se tivermos as condições de logística, se calhar poderíamos fazer estas consultas uma a duas vezes por ano e expandi-las também a outras ilhas “precisou Luís Roberto Nunes.
Para o representante da Organização Medical Missions Outrach, Joseph Wichs, é uma “honra e alegria” estar em Cabo Verde para colaborar com esta igreja e poder servir também esta comunidade com consultas de diferentes clínicos.
Nas consultas avançou que encontraram alguns pacientes com cataratas, mas frisou que a maioria tem problemas que tem que ver com a miopia, hipermetropia.
“Constatamos junto das pessoas que no país é muito difícil conseguir lentes correctivas, e aqui detectamos que várias pessoas precisam de lentes e devido ao custo não conseguem comprar. Estamos felizes de poder ajudar”, sublinhou.
Esta iniciativa teve o apoio da Embaixada dos Estados Unidos em Cabo Verde, Ministério da Saúde, Forças Armadas, Câmara Municipal da Praia e do Centro Educativo de Achada Grande.
DG/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar