Lisboa, 15 Mai (Inforpress) – A artista cabo-verdiana Lura junta-se hoje a mais sete artistas dos países lusófonos para o concerto “Mulheres da Lusofonia”, em Lisboa, no contexto das celebrações do Dia Mundial da Língua Portuguesa, assinalado a 05 de Maio.
Para além de Lura, Anabela Aya (Angola), Fafá de Belém (Brasil), Karyna Gomes (Guiné-Bissau), Selma Uamusse (Moçambique), Ana Laíns (Portugal), Anastácia Carvalho (São Tomé e Príncipe) e Piki Pereira (Timor) vão actuar no Centro Cultural de Belém (CCB), promovido pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
De acordo com a instituição, o concerto “Mulheres da Lusofonia”, que também comemora o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP, foi idealizado pela cantora Fafá de Belém, com o objectivo de homenagear a “Mulher Lusófona”, pela voz de oito cantoras provenientes dos países de língua portuguesa.
Durante o evento, de acordo com a CPLP, serão homenageadas “grandes mulheres da língua portuguesa, e a mulher comum, e fundamentalmente a Mulher Negra, guerreira que, no seu dia-a-dia, ao longo de séculos de história, contribuiu para a construção da uma identidade cultural global, e cujos direitos fundamentais ainda são desvalorizados sucessivamente”.
No concerto marcado para as 21:00 (19:00 em Cabo Verde), as artistas estarão acompanhadas por um quarteto de cordas, piano, baixo e percussões.
A data de 05 de Maio foi oficialmente estabelecida em 2009 pela CPLP, como sendo Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP.
Em Novembro de 2019, na 40.ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), foi proclamado o 05 de Maio como Dia Mundial da Língua Portuguesa, na sequência da proposta de todos os países lusófonos, apoiada por mais 24 Estados, incluindo países como a Argentina, Chile, Geórgia, Luxemburgo ou Uruguai.
Este dia celebra a projecção da quarta língua mais falada no mundo. Com mais de 265 milhões de falantes, é língua oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
É também um dos idiomas oficiais de Macau. Existem importantes comunidades falantes do português na América do Norte. As Nações Unidas estimam que, em 2050, 387 milhões de pessoas falem português.
DR/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar