Portugal: ACV e parceiros promovem encontro com a comunidade sobre “Os 50 Anos do 25 de Abril”

Inicio | Cooperação
Portugal: ACV e parceiros promovem encontro com a comunidade sobre “Os 50 Anos do 25 de Abril”
11/04/24 - 10:48 am

Lisboa, 11 Abr (Inforpress) – A Associação Caboverdeana (ACV) em Lisboa, as Mulheres Socialistas e a Saaraci Colectivo Teatral promovem hoje um encontro com a comunidade e um ciclo de conversas para falar sobre “Os 50 Anos do 25 de Abril”.

O evento, de acordo com a organização, enquadra-se nas comemorações do 25 de Abril e vários oradores estarão presentes para falar de diferentes temas que têm a ver, sobretudo, com a forma como foi e é vivenciado esse marco histórico em Portugal, mas também nas ex-colónias africanas (Cabo Verde, Angola, São Tomé e Príncipe, Moçambique e Guiné-Bissau).

A antiga deputada da Assembleia da República de Portugal e antiga dirigente da Associação Caboverdeana Celeste Correia vai abordar “A vivência de uma jovem cabo-verdiana em Portugal no 25 de Abril de 1974” e o dirigente partidário Daniel de Pina vai falar sobre “A luta de um cabo-verdiano em Portugal no 25 de Abril de 1974”.

O director artístico da Saaraci Colectivo Teatral, actor, encenador e professor de teatro, João Branco, vai fazer a apresentação da peça de teatro “Dona Pura e os camaradas de Abril” e a romancista e jurista Lídia Praça irá falar sobre “São flores de Amor os cravos de Abril”.

A antiga activista estudantil e antiga vereadora da Câmara Municipal de Lisboa Sara Amâncio vai discorrer sobre “O percurso de estudante, a reclusa, a exilada e o regresso a Portugal” numa conversa a ser moderada pela investigadora do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa, Aurora Almada Santos.

O evento acontece a partir das 18:00 (16:00 em Cabo Verde) nas instalações da Associação Caboverdeana, onde se pretende também “homenagear as Mulheres de Abril”. Consta igualmente do evento um momento cultural de poesia e música com Carla Correia, Heloisa Monteiro e Teresa Noronha.

DR/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar