
Figueira da Foz, Portugal, 30 Jun (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Pedro Santana Lopes, entregou hoje as Chaves de Honra da cidade ao Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, considerando-o uma figura inspiradora para a lusofonia.
A cerimónia decorreu nos Paços do Concelho da Figueira da Foz e marcou o início de uma visita institucional do chefe de Estado cabo-verdiano a Portugal, que termina na quinta-feira, 02 de Julho, em Lisboa, com um encontro com a comunidade cabo-verdiana, no âmbito das comemorações do aniversário da independência, no Centro Cultural de Cabo Verde (CCCV).
“A entrega das Chaves de Honra da cidade da Figueira da Foz resulta da homenagem que queremos prestar a uma figura tão importante, naturalmente no seu país, mas também para toda a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)”, afirmou Pedro Santana Lopes, em declarações aos jornalistas cabo-verdianos.
O autarca recordou a “amizade de longa data” que mantém com José Maria Neves e manifestou a sua admiração pelo trabalho desenvolvido pelo estadista cabo-verdiano, quer como primeiro-ministro, quer como Presidente da República.
“[José Maria Neves] é um ser humano excepcional, íntegro, muito inteligente e constitui um farol de inspiração num mundo tão complicado como aquele que vivemos e para toda a CPLP”, declarou.
Santana Lopes salientou ainda que constitui uma honra para o município atribuir esta distinção ao PR cabo-verdiano na véspera de este receber “uma altíssima distinção” da Universidade de Coimbra.
O edil português afirmou que o município que dirige está disponível para reforçar a cooperação com os municípios cabo-verdianos interessados, apontando como possíveis áreas prioritárias o ambiente, mar, movimentos das areias, correntes marítimas, fomento do turismo, cultura e património.
Por seu lado, o Presidente da República de Cabo Verde afirmou ser uma honra receber as Chaves da cidade da Figueira da Foz, considerando que a distinção representa, também, uma homenagem à democracia cabo-verdiana, ao desenvolvimento do país e ao povo de Cabo Verde.
“As chaves querem dizer que tenho de regressar mais vezes a esta cidade e município, que tem feito um trabalho visionário e estratégico sob a liderança de Pedro Santana Lopes e que também nos inspira, em Cabo Verde, a continuar o processo de transformação e modernização do nosso país”, afirmou.
José Maria Neves adiantou que vai sinalizar ao novo Governo as possibilidades do reforço das relações com este município português, nomeadamente, nos domínios ligados ao Porto, à investigação de correntes marítimas e movimentação de areias, à gestão portuária e aos desportos náuticos e aquáticos.
Na ocasião, o chefe de Estado convidou Pedro Santana Lopes, que classificou como um “líder visionário e estratega, com uma forte visão solidária em relação a Cabo Verde”, a participar no debate internacional sobre a Década do Oceano, que terá lugar em Julho, na ilha da Boa Vista.
Durante a estada na Figueira da Foz, Neves visitou ainda o Porto da Figueira da Foz, o Miradouro da Bandeira, o Centro de Investigação de Correntes Marítimas, Movimento de Areias e Alterações Climáticas, o Centro de Artes e Espectáculos, a empresa The Navigator Company e o Mosteiro de Santa Maria de Seiça.
A visita prossegue na quarta-feira, 01 de Julho, em Coimbra, onde José Maria Neves vai ser recebido nos Paços do Concelho pela presidente da câmara municipal local, Ana Abrunhosa, seguindo depois para a Universidade de Coimbra, onde será agraciado com a medalha da instituição.
A cerimónia de entrega decorrerá no Colégio da Trindade, em Coimbra, antecedida pela conferência “A crioulidade e o futuro da humanidade”, proferida por José Maria Neves na Casa da Lusofonia.
FM/HF
Inforpress/Fim
Partilhar