Porto Novo: Edilidade admite profissionalizar grupo mínimo de bombeiros e deslocalizar quartel da corporação

Inicio | Sociedade
Porto Novo: Edilidade admite profissionalizar grupo mínimo de bombeiros e deslocalizar quartel da corporação
22/09/24 - 10:32 am

Porto Novo, 22 Set (Inforpress) – A profissionalização de um grupo mínimo de bombeiros voluntários do município do Porto Novo e a melhoria das condições de trabalho da corporação está nos planos da autarquia, que garantiu hoje estar a trabalhar nesse sentido. 

A necessidade de se melhorar a situação dos bombeiros foi um dos assuntos abordados na sessão da Assembleia Municipal do Porto Novo, realizada na sexta-feira, e, em jeito de resposta, o presidente da câmara municipal anunciou algumas medidas para a melhoria das condições de trabalho da corporação, já com duas décadas de existência.

 Assegurou que a sua edilidade está a trabalhar para que, no futuro, este município disponha de um núcleo de bombeiros profissionais, embora haja ainda “um longo caminho a percorrer” até se chegar a esse ponto.

O que já está assumido pela autarquia é a deslocalização do quartel de bombeiros para antiga oficina municipal, cujas instalações vão ser remodeladas para o efeito.

“A câmara municipal já assumiu a deslocalização do quartel de bombeiros para o edifício da antiga oficina, no centro da cidade do Porto Novo. A decisão já está tomada”, afiançou este autarca, reconhecendo que o actual quartel já não oferece condições para tal.

O Corpo dos Bombeiros Voluntários do Porto Novo tem estado a reivindicar a criação de um serviço de piquete durante 24 horas por dia, a profissionalização de um núcleo de soldados da paz para responder, atempadamente, às situações de emergência e um novo quartel para a corporação.

O comandante da instituição explicou à Inforpress que Porto Novo já necessita de um núcleo de bombeiros profissionais para atender a tempo e horas aos pedidos dos municípios em situações de emergência.

JM/CP

Inforpress/Fim

Partilhar