
Porto Novo, 29 Set (Inforpress) – A Casa da Criança do Porto Novo, em Santo Antão, aberta em Setembro de 2021, acolhe nesta altura 17 crianças provenientes de famílias desestruturadas, informou a responsável desta instituição social, Albertina Pinto.
Esta responsável disse à Inforpress que se trata de criança cujas famílias estão desestruturadas devido a factores sociais vários, entre os quais o alcoolismo.
A casa da criação do Porto Novo, financiada pela Fundação Beatriz, com sede na Suíça, é um projecto concebido pela Associação Voz da Criança do Porto Novo para receber crianças órfãs e abandonadas e com deficiências físicas, dispondo de condições que vão desde dormitórios, refeitório, salas de estudos e enfermaria até espaços de lazer.
Instituições que actuam directa ou indirectamente na protecção das crianças têm estado a destacar o “papel importante” da Casa da Criança do Porto Novo na garantia de condições adequadas de acolhimento a crianças em situação de risco.
A Casa da Criança do Porto Novo, o primeiro orfanato construído no município, é uma iniciativa da organização não-governamental Voz da Criança, criada em 2008, tendo funcionado no primeiro ano como um lar de estudantes.
O projecto contou ainda com a parceria da edilidade porto-novense, da Rotary Clube do Porto Novo e ainda do Ministério da Educação.
JM/AA
Inforpress/Fim
Partilhar