Porto Novo, 01 Out (Inforpress) – O projecto da asfaltagem da avenida Amílcar Cabral, a principal artéria da cidade do Porto Novo, em Santo Antão, está pronta para arrancar, o que deve acontecer depois da instalação das redes de esgotos e água.
A garantia é da presidente da câmara municipal, Elisa Pinheiro, que disse, porém, concordar com a posição de uma franja de munícipes que está a defender a substituição do asfalto com a calçada artística por razões de embelezamento, mas, sobretudo, por questões ambientais e de saúde.
A Inforpress constatou que muitos munícipes têm estado a defender a requalificação dessa avenida com recurso à calçada artística, aproveitando todo o potencial existente no município (pedras de diferentes cores), em vez da asfaltagem, alertando para os efeitos ambientais e de saúde que o asfalto poderá trazer.
É o caso do munícipe João Morais que pediu “encarecidamente” à autarquia que procure demover o Governo de avançar com a asfaltagem da avenida Amílcar Cabral, sugerindo a requalificação desse sítio com recurso à calçada artística.
A edil do Porto Novo disse que, como urbanista, está totalmente em sintonia com os munícipes, defendendo também a calçada artística em vez do asfalto “pelas consequências que o alcatrão trará para o ambiente e saúde das pessoas” numa cidade marcada por muito calor.
O projecto de asfaltagem da avenida Amílcar Cabral, que chegou a ser adjudicado em Setembro de 2024, está orçado em 200 mil contos, abrangendo uma extensão de quatro quilómetros.
Além da requalificação da principal avenida, está também nos planos da autarquia a construção da avenida marginal, avançou Elisa Pinheiro, que disse ainda que o seu executivo vai também apostar na construção de duas pontes entre os bairros de Branquinho e Itália e Ribeira Corujinha – Berlim.
A câmara municipal inscreveu no seu plano de actividades para 2026 a elaboração dos projectos das suas pontes e procura de parceiros para a edificação dessas “obras estruturantes” para este centro urbano.
JM/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar