
Porto Novo, 24 Jan (Inforpress) – O primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva assegurou hoje que existe "um espírito conjunto de trabalho" entre o Governo e a Câmara Municipal Porto Novo para a resolução de um conjunto de investimentos neste município.
O chefe do Governo falava à imprensa na cidade do Porto Novo, no final de um encontro de trabalho com a Câmara Municipal do Porto Novo, no arranque de uma visita de quatro dias à ilha de Santo Antão.
O encontro, segundo o primeiro-ministro, permitiu criar as condições para a concretização de um pacote de projectos no concelho do Porto Novo, assegurando que "as linhas estão agora abertas" para que se possa realizar um serie de projectos para atender às preocupações dos porto-novenses.
Neste quadro, Ulisses Correia e Silva anunciou a assinatura, no dia 27 de Janeiro, de seis protocolos com a autarquia porto-novense, abrangendo os mais variados sectores, destacando-se o projecto de construção do polidesportivo coberto, que vai contar com o co-financiamento do Governo.
O governante destacou ainda as intervenções pós-tempestade Erin, a conclusão do jardim infantil de Lajedos e o realojamento das famílias que residem na antiga pousada municipal, onde vai ser erguido o palácio da justiça.
Do encontro saiu ainda a decisão do Governo em assinar com a edilidade um memorando de entendimento, que visa a cedência ao executivo central das instalações da antiga oficina municipal na cidade do Porto Novo para a instalação de um centro de artes e ofícios.
Em contrapartida, a Câmara Municipal do Porto Novo receberá do Governo o financiamento para a construção do quartel de bombeiros municipais.
Ulisses Correia e Silva garantiu ainda que o Governo vai conceder à edilidade porto-novense o aval para viabilizar o empréstimo bancário de 300 mil contos junto à banca.
"O aval está resolvido, vai ser emitido", concluiu o primeiro-ministro, segundo o qual existe ainda um conjunto de investimentos de cariz nacional para Porto Novo, que continua a ser discutido com as autoridades locais, quais sejam a construção da avenida marginal, a construção de duas pontes e a requalificação da avenida Amílcar Cabral, todas na cidade do Porto Novo.
A presidente da câmara do Porto Novo, Elisa Pinheiro, manifestou a sua satisfação com os resultados do encontro, que possibilitou discutir vários projectos para responder às necessidades urgentes dos porto-novenses.
JM/HF
Inforpress/Fim
Partilhar