Porto Novo, 20 Ago (Inforpress) – A população de Monte Trigo, no interior do município do Porto Novo, está a enfrentar uma crise de água potável devido aos danos provocados na rede de distribuição durante as recentes cheias, soube hoje a Inforpress.
A representante da comunidade, Rosa Miranda, confirmou que, desde a tempestade, Monte Trigo está sem água potável devido a estragos na canalização, através da qual o líquido precioso, proveniente de uma nascente, chega a essa localidade.
As enxurradas danificaram a tubagem, facto que deixou a população do Monte Trigo privada de água, explicou a mesma fonte, apelando à Câmara Municipal do Porto Novo a reparar a canalização e restabelecer o fornecimento de água à comunidade.
As 75 famílias em Monte Trigo se abastecem de uma nascente, cuja água produzida é, porém, considerada imprópria para consumo, dado o elevado nível de flúor que contém.
No quadro do projecto integrado do Monte Trigo, que já está na fase de implementação, vai ser instalada uma unidade de dessalinização da água do mar, com capacidade de produção de 25 metros cúbicos por dia.
O projecto integrado do Monte Trigo, estimado em 72 mil contos, inclui ainda o reforço da energia eléctrica, a construção de uma rede de saneamento básico e uma estação de tratamento de águas residuais.
JM/HF
Inforpress/Fim
Partilhar