
Porto Novo, 31 Out (Inforpress) – O fornecimento de água potável às comunidades do Planalto Norte, no município do Porto Novo, tem estado condicionado nos últimos tempos devido a avarias nos sistemas de bombagem da água para esse planalto.
O alerta é do presidente da Associação comunitária Luz Verde do Norte, Maduino Lima, que informou que ultimamente os problemas nos sistemas de bombagem têm obrigado os serviços municipais a racionar a distribuição de água às diferentes comunidades.
O líder associativo alertou para o facto de as dificuldades de bombagem de água estarem a reflectir “negativamente” no sector pecuária, que é a principal actividade económica do Planalto Norte.
Inaugurado em 2022, o projecto de adução e distribuição de água ao Planalto Norte, a partir de uma nascente nas proximidades do vale agrícola de Martiene, começa a apresentar problemas a nível das estações de bombagem, que estão a ter avarias.
O delegado municipal do Planalto Norte, Jacy Lima, confirmou que esse planalto está a ter problemas no fornecimento devido a problema de bombagem, obrigando que a distribuição do precioso líquido esteja a ser limitada.
A nascente e os sistemas de bombagem de água para o Planalto Norte, que funcionam através de energia fotovoltaica, sofreram danos durante as cheias de 11 de Agosto.
JM/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar