Porto Novo, 02 Out (Inforpress) – Os agricultores em Jorge Luís, Porto Novo, Santo Antão, insistiram hoje na necessidade de o Ministério da Agricultura e Ambiente recuperar o furo local, com vista ao aumento da disponibilidade de água para a irrigação nesse vale.
Trata-se do furo situado em Miguel Pires, que, praticamente, desde a sua execução, há quase 20 anos, não produziu água devido a um problema com a bomba instalada nesse mesmo furo, explicou o porta-voz dos agricultores, Fernando Ferreira.
“O furo praticamente nunca funcionou, porque teve um problema com a bomba, que nunca foi resolvido”, sublinhou este lavrador, para quem a situação deste furo preocupa todos os agricultores em Jorge Luís.
A Associação dos agricultores em Jorge Luís tem estado também a defender a recuperação do furo em Miguel Pires.
O presidente da Associação dos Agricultores de Jorge Luís, Otelindo Santos, disse que a recuperação do furo em causa representa uma grande reivindicação dos lavradores desta localidade, numa altura em que a escassez de água para agricultura está a condicionar a agricultura local.
A Inforpress soube junto do Ministério da Agricultura e Ambiente que a recuperação do furo em Miguel Pires está prevista no quadro do projecto de ordenamento da bacia hidrográfica de Jorge Luís/Ribeira da Cruz.
O Ministério da Agricultura e Ambiente tem em carteira o ordenamento de duas bacias hidrográficas no concelho do Porto Novo (Ribeira das Patas e Jorge Luís/Ribeira da Cruz), projectos que incidirão, sobretudo, na mobilização de água.
JM/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar