Porto Novo: Gestão dos resíduos sólidos preocupam comunidades rurais

Inicio | Ambiente
Porto Novo: Gestão dos resíduos sólidos preocupam comunidades rurais
15/07/25 - 01:42 pm

Porto Novo, 15 Jul (Inforpress) – A gestão dos resíduos sólidos tem sido motivo de inquietação por parte das populações em algumas comunidades rurais no município do Porto Novo, em Santo Antão, que se queixam da necessidade da construção de pequenos aterros.

Moradores de diferentes comunidades têm estado a defender a construção de pequenos aterros sanitários para uma melhor gestão dos resíduos sólidos nessas comunidades.   

É o caso do Planalto Norte, cuja população, designadamente os criadores de gado e operadores turísticos, tem estado a mostrar a sua preocupação em relação à recolha e ao acondicionamento do lixo nessa localidade.

Fidel Neves, um dos operadores turísticos nesse planalto, tem estado a alertar para a problemática do lixo no Planalto Norte, propondo a criação de um espaço próprio para o depósito do lixo, que é muito produzido localmente.

A Inforpress apurou que este assunto vai ter tema de um encontro de reflexão sobre o Planalto Norte, marcado para o dia 19 de Julho, no âmbito do festival de montanha.   

Em Chã de Norte, no Tarrafal de Monte Trigo, em Alto Mira, as populações têm estado também a pedir o reforço do saneamento a nível da recolha, transporte e acondicionamento.

Os municípios têm igualmente também a alertar para o problema do lixo nas ribeiras e encostas, que constitui outro desafio que se coloca ao sector do saneamento no município do Porto Novo.

Na cidade do Porto Novo, a produção do lixo anda à volta de dez mil metros cúbicos de lixo por ano, conforme dados apurados pela Inforpress que dizem que nas zonas rurais a produção dos resíduos sólidos estima-se em dois mil metros cúbicos de lixo por ano. 

JM/CP

Inforpress/Fim 

Partilhar