
Porto Novo, 13 Jan (Inforpress) – O centro de turismo do Porto Novo recebeu durante o último trimestre de 2025 mais de 300 visitas de grupos de turistas de diferentes nacionalidades, que procuram Santo Antão para a prática de caminhadas em trilhas.
Os dados foram divulgados por este centro de turismo, que indicou que este número de visitas reflecte “claramente a dinâmica crescente do turismo” na ilha de Santo Antão, que nesta época alta do turismo tem recebido, quase diariamente, grupo de visitantes para “experiências autênticas”.
O centro de turismo do Porto Novo, o primeiro criado na ilha de Santo Antão, em 2019, tem-se afirmado como um ponto de informação, orientação e inspiração para os turistas, ajudando-os a escolher experiências autênticas, trilhos, actividades culturais e comunitárias.
A época alta do turismo em Santo Antão, iniciada em Outubro, continua a ser marcada pela visita praticamente todos os dias de grupos de turistas de diversas nacionalidades a esta ilha, conforme constatou a Inforpress.
Vários grupos de turistas procuram Santo Antão neste período do ano para a prática de trekking (caminhadas em trilhas) que representa o principal produto turístico desta ilha.
Além do trekking, esta ilha começa a ser procurada também para a prática de mountain bikes, um outro produto que parece estar a suscitar interesse dos visitantes, que procuram ainda experiências gastronómicas com sabores locais e as vivências culturais autênticas.
Na temporada 2024/2025, procuraram Santo Antão mais de 40 mil turistas e, ao que tudo indica, este fluxo de turistas tem aumentado de ano para ano, facto confirmado pelo próprio Governo, segundo o qual Santo Antão é uma das ilhas onde o turismo tem registado maior crescimento.
Um outro segmento que parece estar a crescer em Santo Antão tem a ver com o turismo de cruzeiros, com várias escalas desde o arranque da temporada de cruzeiros, em Setembro.
O porto do Porto Novo recebeu ao longo do mês de Dezembro seis escalas de navios de cruzeiros, com centenas de turistas a bordo.
A temporada de cruzeiros em Cabo Verde arrancou em Setembro, prolongando-se até Junho de 2026, período em que se esperam 165 escalas de navios nos portos do país.
JM/AA
Inforpress/Fim
Partilhar