Porto Novo/Casa de Meio: Autarquia reconhece escoamento de produtos e abastecimento de água como desafios para jovens agricultores

Inicio | Ambiente
Porto Novo/Casa de Meio: Autarquia reconhece escoamento de produtos e abastecimento de água como desafios para jovens agricultores
10/12/25 - 04:40 pm

Porto Novo, 10 Dez (Inforpress) – A edilidade porto-novense reconheceu hoje que o escoamento de produtos e o reforço do abastecimento de água constituem os actuais desafios que se colocam aos jovens agricultores em Casa de Meio, no interior do município do Porto Novo.

Uma delegação integrada pela presidente da câmara municipal, Elisa Pinheiro, e pelo presidente da Associação para a Defesa do Património de Mértola (ADPM), Portugal, estiveram, terça-feira, em visita de acompanhamento aos projectos executados em Casa de Meio no âmbito da cooperação portuguesa.

A edil admitiu que os projectos promovidos pela ADPM, que abarcam a produção de água através das energias renováveis, preparação de parcelas e formação em boas práticas agroecológicas, trouxeram ganhos aos agricultores.

Porém, continua a haver desafios que se prende, essencialmente, com o escoamento dos produtos e com o aumento da disponibilidade de água para a irrigação. 

Os jovens agricultores da Casa de Meio têm vindo a pedir a mobilização de mais água para atender à demanda da classe, tendo pedido, recentemente, aos deputados da Nação eleitos por esta ilha que exerçam junto do Governo a sua influência no sentido de investir neste domínio.

Os 47 jovens agricultores da Casa de Meio têm ao seu dispor, diariamente, 90 toneladas de água para a irrigação das suas parcelas, quantidade que “está muito aquém das necessidades”, segundo o porta-voz, Joaquim Lima.

Disse que os jovens lavradores precisam de, pelo menos, 150 toneladas de água para poder irrigar todas as suas parcelas.

O delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente no concelho do Porto Novo, Joel Barros, assegurou que a Casa de Meio está identificada como zona prioritária no quadro do programa de prospecção de água previsto para este município.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar