Porto Novo, 07 Out (Inforpress) – A edilidade porto-novense vai manter o programa de transporte de água aos criadores da zona baixa do município do Porto Novo, para o alívio da associação de classe, que se tem manifestado preocupado com esta problemática.
A Associação dos Criadores de Gado do Porto Novo disse ter a garantia da autarquia de que o programa de apoio no transporte de água vai manter com vista a ajudar os criadores que têm dificuldades em suportar o "custo elevado do transporte de água" até aos currais.
O representante da associação dos criadores de gado, Romeu Rodrigues disse que a problemática do transporte de água tem sido “a maior preocupação” desta classe devido aos elevados custos exigidos pelos privados na prestação deste serviço, razão pela qual o apoio da câmara municipal tem sido “importante” para estes criadores.
A Associação dos Criadores de Gado do Porto Novo tem estado a pedir a colocação no concelho, por parte do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA), de uma viatura autotanque para auxiliar os criadores.
“O transporte de água tem sido a nossa grande preocupação. Muitos criadores não conseguem suportar o elevado preço exigido pelos privados. Por isso, estamos a pedir ao MAA para nos ajudar com a colocação de uma viatura autotanque no Porto Novo”, explicou o representante dos criadores de gado.
Porém, os criadores na Ribeira de Tortolho e em Morro Brás, também na parte baixa do Porto Novo, têm à sua disposição redes de água.
O MAA disse ainda ter em preparação um projecto pecuário na cintura urbana do Porto Novo, que deve arrancar ainda no decorrer deste ano, incidindo, sobretudo, na mobilização de água para a actividade pecuária.
JM/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar