Porto Novo, 19 Set (Inforpress) – O delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) no Porto Novo, em Santo Antão, assegurou hoje que os técnicos deste ministério estão, todos os dias, no terreno no combate à praga de gafanhotos neste município.
Joel Barros, que falava à Inforpress, informou que houve muita chuva, este ano, neste município e, por isso, tem-se registado um aumento da densidade populacional de gafanhotos, mas que o MAA está a travar “um combate muito sério” contra esta praga, que ameaça a actividade agrícola no concelho.
O delegado do MAA avançou que, desde o arranque da campanha agrícola, a questão de pragas tem estado no centro das preocupações da sua delegação, que está a fazer “um esforço enorme”, com “técnicos no terreno todos os dias”, em acções de combate a esta praga.
Para a agricultura de sequeiro, o MAA assume na integra o combate às pragas, prestando todo o apoio aos camponeses, mas que a nível de regadio a responsabilidade é dos próprios agricultores.
No caso de regadio, havendo pragas, os agricultores devem accionar o MAA que prestará toda a assistência técnica, sendo que a responsabilidade de combate é do próprio agricultor, explicou Joel Barros.
Já no caso de sequeiro, este ministério assume a responsabilidade de combate às pragas, conclui.
Num encontro com a edil do Porto Novo, nesta quinta-feira, os agricultores e criadores de gado mostraram-se preocupados com a problemática da praga de gafanhotos neste concelho.
JM/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar