Porto Novo/Agricultura: Edilidade diz que o ordenamento das bacias hidrográficas representa o desejo dos agricultores

Inicio | Ambiente
Porto Novo/Agricultura: Edilidade diz que o ordenamento das bacias hidrográficas representa o desejo dos agricultores
23/09/25 - 02:21 pm

Porto Novo, 23 Set (Inforpress) – Os agricultores no município do Porto Novo continuam a insistir na necessidade de se proceder ao ordenamento das bacias hidrográficas neste concelho, cujos projectos têm sido anunciados, nos últimos anos, pelo Ministério da Agricultura e Ambiente.

A conclusão partiu da Câmara Municipal do Porto Novo, que nos últimos dias esteve em encontros com os agricultores dos diferentes vales, os quais desejam a realização dos projectos de ordenamento das bacias hidrográficas, “com foco na mobilização de água, correcção torrencial e transformação de parcelas de sequeiro em regadio”. 

Através de uma nota a que a Inforpress teve acesso, a autarquia destacou a preocupação dos agricultores e incitou o Governo a avançar com o ordenamento das bacias hidrográficas no município do Porto Novo.

No concelho do Porto Novo, o Ministério da Agricultura e Ambiente diz ter em carteira o ordenamento das bacias da Ribeira das Patas e de Jorge Luís - Ribeira da Cruz.

A bacia hidrográfica da Ribeira das Patas é a que mais preocupação suscita devido a desafios relacionados com a escassez de água.

O delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente no Porto Novo, Joel Barros, admitiu recentemente que Ribeira das Patas é “a face visível daquilo que são as alterações climáticas”, razão pela qual o Governo decidiu investir nessa bacia, priorizando a mobilização de água e construção de novas infra-estruturas hidroagrícolas.

JM/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar