
São Filipe, 19 Dez (Inforpress) - O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, destacou hoje a ilha do Fogo como um local com posicionamento importante nas questões que têm a ver com logística agroindustrial e de mercadorias.
O chefe do Governo fez essas considerações na cerimónia de assinatura de protocolos, contratos e programas na perspectiva da intermunicipalidade, durante a visita que mantém a ilha do Fogo, de 18 a 22, com os presidentes das câmaras da ilha do Fogo e Brava visando a requalificação urbana ambiental, infraestruturas rodoviárias, reabilitação de escolas, água, saneamento, entre outros.
“Se conseguimos aqui definir um quadro que permita que o abastecimento para o Fogo seja regular e seja em quantidade suficiente, não só para abastecer Fogo, mas para abastecer Brava, não temos que ter esse problema que temos hoje de estar sempre à espera de chegar da Praia para o Fogo e depois para Brava”, disse, salientando a necessidade de se trabalhar para fazer com que a plataforma da região funcione.
Neste processo, e referindo-se à questão dos transportes, realçou que o Governo está a dar respostas, frisando, que algumas estão a acontecer e que outras irão acontecer “rapidamente e brevemente”.
“O problema que temos tido com transporte e escoamento de cargas vai ser solucionado, pois, o navio Praia d’Aguada está em processo de começar a operar também nesta linha, entre Praia, Fogo e Brava”, prosseguiu, explicando a decisão no sentido da harmonização das taxas de operações portuárias com vantagem para as ilhas que têm menos operações portuárias e menos transações.
Relativamente à Brava e sua ligação com o Fogo, ressaltou que já há uma resolução do Conselho de Ministros no sentido de se proceder à aquisição de um barco dedicado para a linha Fogo e Brava, assim como existe entre Santo Antão e São Vicente.
No que respeita aos transportes aéreos, afirmou que em Janeiro, finalmente, se vai inaugurar a remodelação, a expansão e a modernização do terminal do aeródromo de São Felipe, declarando que a iluminação da pista já está assegurada, ficando apenas questões técnicas da operacionalização.
Referiu-se ainda sobre o compromisso na área da formação profissional, no sentido de levar um polo para criar competências e capacidades de oferta de formação profissional, bem como no empreendedorismo com a criação de maior capacidade de retenção dos quadros jovens.
A visita do primeiro-ministro à ilha teve como obejctivo a assinatura de importantes protocolos, contratos e memorandos, reforçando o compromisso do Governo e dos municípios com o desenvolvimento sustentável das ilhas do Fogo e Brava.
PC/CP
Inforpress/Fim
Partilhar