Paul: Vereadora defende articulação entre diferentes instituições que trabalham com protecção da infância

Inicio | Sociedade
Paul: Vereadora defende articulação entre diferentes instituições que trabalham com protecção da infância
02/10/24 - 07:11 pm

Paul, 02 Out (Inforpress) – A vereadora da área social da Câmara Municipal do Paul, Hermínia Ramos, enfatizou hoje a importância de uma articulação mais eficaz entre os diversos serviços e instituições que actuam na protecção da infância.

Hermínia Ramos, que discursava na abertura do Encontro Nacional do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA), que acontece em Santo Antão, destacou a necessidade de uma maior “interdisciplinaridade e comunicação” entre essas instituições.

"Muitas vezes acreditamos que algumas instituições guardam informações apenas para si ou não consideram pertinente partilhar, mas as causas que envolvem a infância e a adolescência são comuns a todos nós", sublinhou.

A vereadora identificou a coabitabilidade das famílias como um grande desafio no município, com muitas famílias numerosas a viver em situações precárias, o que pode levar à violação dos direitos das crianças, incluindo, à violação sexual.

Hermínia Ramos ressaltou a importância de proteger crianças com deficiência, tanto no sistema educativo, que deve ser mais inclusivo, como no âmbito da protecção social.

Outro ponto abordado pela vereadora foi a questão das pensões sociais.

É que, segundo a mesma, muitas vezes, crianças com deficiência têm direito a uma pensão que, na prática, não é suficiente para as suas necessidades.

“Além disso, o grupo do Cadastro Social Único dessas crianças geralmente não está em situação de vulnerabilidade extrema, o que duplica o prejuízo para as famílias”, salientou.

"A realidade das famílias com crianças com deficiência é complexa, pois muitas mães se tornam cuidadoras exclusivas e não conseguem trabalhar para sustentar a família", observou.

Santo Antão acolhe até sexta-feira, 04, o encontro nacional de coordenação anual dos técnicos do ICCA, no auditório da Escola Januário Leite, no município do Paul.

O evento reúne técnicos do ICCA para discutirem e reflectirem sobre políticas e estratégias que visam fortalecer a protecção das crianças e adolescentes em Cabo Verde.

LFS/HF

Inforpress/Fim

Partilhar