
Paul, 29 Dez (Inforpress) – A paralisação das obras do Estádio Municipal do Paul resultou de erros técnicos no projecto, que implicaram a necessidade de financiamento adicional de cerca de 30 mil contos, declarou hoje presidente da autarquia.
Adilson Fernandes falava durante a terceira sessão ordinária da Assembleia Municipal do Paul, no período antes da ordem do dia, em resposta às questões colocadas pelos eleitos municipais sobre a interrupção dos trabalhos no Estádio Municipal.
Segundo o presidente da Câmara Municipal do Paul, as obras encontram-se paralisadas há quase quatro meses devido a uma “incongruência técnica que não foi devidamente acautelada” na fase de elaboração e execução do projecto, situação que só foi detectada após o início dos trabalhos, originando “erros e omissões”.
Face a essa situação, o político explicou que o empreiteiro lavrou um auto de erros e omissões no valor aproximado de 30 mil contos, montante que não estava inicialmente previsto.
“Perante o cenário, a edilidade encetou contactos com o Governo para, numa primeira fase, corrigir as falhas técnicas e, posteriormente, mobilizar os recursos financeiros adicionais necessários”, disse.
Adilson Fernandes informou que tem mantido várias diligências junto do Governo, incluindo contactos com o primeiro-ministro, os ministros das Finanças, do Desporto e das Infra-estruturas, bem como com o presidente do IDJ, com vista à resolução definitiva do problema.
O edil paulense acrescentou que neste momento o Governo encontra-se a mobilizar, em articulação com a banca, os recursos adicionais e a componente financeira que lhe compete, de forma a permitir a retoma das obras, a sua conclusão e a entrega do Estádio Municipal à comunidade desportiva e à população do Paul no ano de 2026.
O presidente da câmara adiantou ainda que foi aprovado, na semana passada, em Conselho de Ministros, um aval do Governo à Infraestruturas de Cabo Verde para a alavancagem dos recursos financeiros necessários à continuidade da empreitada.
Relativamente ao acompanhamento do processo, o edil referiu que mantém contactos regulares com a ICV e que, segundo informações prestadas pela empresa, já decorrem conversações com as instituições bancárias, estando o processo “bem encaminhado”.
Adilson Fernandes sublinhou que a câmara tem trabalhado com Wos pés bem assentes no chão” para garantir a retoma e conclusão da obra, recordando que já conseguiu mobilizar cerca de 19 mil contos junto do Ministério do Desporto, através do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ), aplicados nas obras do campo de futebol.
Deste montante, a mesma fonte precisou que cerca de 15 mil contos foram pagos ao empreiteiro em facturas, e mais de três mil contos destinados à fiscalização da obra.
“Durante muito tempo o sonho do Estádio Municipal esteve distante, mas hoje está mais próximo”, afirmou, garantindo que tudo fará para concretizar o projecto e dotar o município do Paul de uma infraestrutura desportiva de referência.
O Estádio Municipal do Paul é um projecto antigo e reivindicado pela comunidade local, prevendo a construção de um campo de relva, bancadas e balneários.
A obra arrancou em Setembro de 2024, com prazo de execução de 14 meses e investimento estimado em cerca de 130 mil contos, visando reforçar as infra-estruturas desportivas do concelho.
LFS/AA
Inforpress/Fim
Partilhar