Cidade da Praia, 21 Mai (Inforpress) – O líder da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID -oposição) defendeu hoje que o Governo deveria investir mais nas pessoas e canalizar o dinheiro público em áreas prioritárias para garantir mais transparência.
João Santos Luís falava durante a sua intervenção na abertura do debate com o primeiro-ministro sobre a transparência e desenvolvimento, um tema escolhido pelo PAICV, nesta última sessão plenária do mês de Maio.
Segundo o presidente dos democratas cristãos, investir em alfabetização digital e cívica da população, o estímulo ao uso das tecnologias de idades abertas, a protecção e valorização da imprensa livre e sociedade civil são alguns caminhos para fortalecer a Transparência.
Disse que a transparência e desenvolvimento estão interligados e devem actuar como canalizador para garantir o desenvolvimento sustentável do país.
João Santos Luís questionou o chefe do Governo sobre o porquê da maior parte dos investimentos estrangeiros basearem-se somente no sector turístico e não nas outras áreas.
Apontou as decisões políticas à volta da compra de aeronave, de navio e o contrato de serviço de transportes de carga e passageiro com a empresa CV Interilhas assinado em 2019 e revista em 2023 e portas giratórias permanentes, como algumas situações que mancham a transparência e o desenvolvimento de Cabo Verde e que precisam ser revistas e corrigidas.
O líder da UCID afirmou que a transparência é mais do que um ideal ético é a “necessidade estratégica” para o desenvolvimento de Cabo Verde.
“Quando ela é bem implementada contribui para combater desperdícios, impulsiona a eficiência do sector público, cria confiança e estimula o crescimento económico e inclusão”, assegurou.
DG/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar