Cidade da Praia, 09 Jul (Inforpress) – O PAICV acusou hoje o governo de “reprogramar”, fora do parlamento, o Orçamento do Estado para 2025, “sem debate e sem transparência”.
Segundo o porta-voz do grupo parlamentar do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV-oposição), Carlos Tavares, a rubrica de Assistência Técnica passou de 6 para 10 bilhões de escudos, um aumento de 59 por cento (%).
“As despesas com viagens subiram de 1,1 para 1,3 bilhões de escudos”, indicou o parlamentar que perguntou quem está a beneficiar com o referido aumento que não sejam “os amigos do sistema”.
O deputado do principal partido da oposição fez esta revelação numa declaração política que apresentou em nome da sua bancada parlamentar.
“A reprogramação orçamental sem debate é um abuso”, pontuou Carlos Tavares, para quem isto é uma “porta aberta ao favorecimento político”.
O valor global do Orçamento do Estado para 2025 é de 98 mil milhões de escudos, o que representa um crescimento de cerca de 14% em relação ao orçamento de 2024.
O Governo foca este orçamento na criação de emprego, crescimento económico e inclusão social.
LC/CP
Inforpress/Fim
Partilhar