
Cidade da Praia, 31 Out (Inforpress) – O bastonário da Ordem dos Médicos Cabo-verdianos (OMC) prometeu hoje uma maior aproximação à comunidade para o fortalecimento de uma cultura de literacia em saúde, visando o bem-estar e a redução da morbilidade das doenças oncológicas.
Francisco Barbosa Amado fez esta promessa na cerimónia de abertura da Feira de Saúde “Outubro Rosa e Novembro Azul”, realizado no TechPark, na cidade da Praia, cujo objectivo foi garantir rastreio gratuito dos cancros de mama, útero e da próstata aos colaboradores do TechPark e à população de Achada Grande.
“A realização deste evento reflecte o compromisso da Ordem em aproximar-se da comunidade e em contribuir para o fortalecimento de uma cultura de literacia em saúde, entendida como componente essencial da promoção do bem-estar e da redução da morbilidade das doenças oncológicas”, disse.
A mesma fonte manifestou também a honra da OMC em promover a Feira da Saúde, no âmbito das campanhas “Outubro-Rosa-Novembro-Azul”.
Ao referir-se às doenças oncológicas, Francisco Barbosa Amado, assegurou que quanto mais cedo diagnosticado o cancro, mais vidas podem ser salvas.
A prevenção e o rastreio, sublinhou, podem ajudar, enquanto que o cancro produz “sofrimento e custos para as famílias, para a sociedade, sobrecarga sobre o sistema de saúde, aumentando a qualidade e a esperança de vida”.
Por esta razão considerou que a feira promovida pela OMC, além de reunir palestras, rastreios, aconselhamentos, rodas de conversa, actividades de educação sanitária, leva também o serviço e o conhecimento para mais perto das pessoas.
Ao usar da palavra, o presidente do conselho administrativo do TechPark, Carlos Monteiro, referiu-se ao evento como um “ponto de partida” de uma parceria entre a tecnologia e a saúde.
“Esta feira, que é só um ponto de partida, abraçamos logo porque temos a plena noção do papel da saúde na sociedade e queremos ser o tal adjuvante para apoiar, modernizar e humanizar a saúde”, acrescentou, salientando que o TechPark pretende futuramente, ter, pelo menos, uma representação da saúde residente do local.
Organizada pela OMC, a Feira de Saúde para rastreios de cancro envolveu equipas médicas e estudantes voluntários, delegacia de saúde, INSP que promoveram atendimentos, palestras à comunidade e trabalhadores do TechPark.
A Feira de Saúde contou ainda com a colaboração de várias instituições parceiras, entre as quais Impharma, Emprofac, Garantia, INSP, Delegacia de Saúde da Praia, Centro de Saúde de Achada Grande, HUAN, Direcção Nacional de Saúde, VerdeFam, Morabi, Associação Cabo-verdiana de Luta Contra o Cancro, Ordem dos Enfermeiros e Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses.
PC/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar