Óbito: Faleceu Djirga - artista e compositor multifacetado

Inicio | Sociedade
Óbito: Faleceu Djirga - artista e compositor multifacetado
29/09/25 - 12:20 pm

Cidade da Praia, 29 Set (Inforpress) – Os restos mortais de Gregório Xavier Pinto, “Djirga”, compositor multifacetado, do bairro do Brasil, que se destacou em ritmos como morna, coladeira, samba, funaná, vão a enterrar hoje no cemitério da Várzea, na cidade da Praia.

Nascido a 13 de Fevereiro de 1936, Djirga, como era popularmente tratado, faleceu no domingo, 28, na sua residência, em Achada de Santo António, vítima de doença prolongada.

Segundo avançaram à Inforpress os familiares, a cerimónia fúnebre realiza-se esta manhã na Igreja Adventista do Sétimo Dia, no Platô, com partida da sua residência no bairro do Brasil.

Referenciado como um dos jovens que nos anos 1950/60 aprendeu a tocar violão com Djonsa Farol, segundo escreveu “Djúdju Tavares, em Lantuna”, numa edição publicada em 2024, Djirga foi um dos integrantes do grupo cénico Korda Kauberdi, dirigido por Francisco Fragoso, nos primórdios da independência nacional.

Segundo reza a crónica, Djirga compôs mornas, coladeira, samba, marcha brasileira, funaná, canções ao estilo português, hinos religiosos, tendo inclusive concorrido com uma das músicas da sua autoria para a substituição do antigo hino de Cabo Verde.

Criador multifacetado, Djirga compôs músicas gravadas com intérpretes como Bana (Pilon Iletricu), Frank Minita (Frank Mimita Canta Cabo Verde), Mário Rui Évora (Sorriso de Nha Cretcheu), Kim Alves e pelos irmãos Zézé e Zeca Nha Reinalda.

É ainda autor de composições várias conhecidas como “Tarrafal”, “Djam Branco Djá,”, gravadas por Bulimundo, de entre muitas outras melodias, que curiosamente aparecem registadas, como sendo obras de outros criadores, o que Djudju Tavares considera que o malogrado preocupou-se mais na criação das suas obras, do que registar as suas composições.

SR/CP

Inforpress/Fim

Partilhar