
Assomada, 10 Set (Inforpress) – O Liceu Amílcar Cabral de Assomada, em Santa Catarina, pretende incluir actividades do centenário do seu patrono na semana cívica que marca o início do ano lectivo 2024/2025, que este ano é dedicado ao tema “saúde mental”.
A informação foi avançada hoje à Inforpress pelo delegado do Ministério da Educação (ME) em Santa Catarina, Manuel do Rosário, que disse que foi uma forma encontrada para não deixar passar em branco o centenário de nascimento de Amílcar Cabral, celebrado a 12 de Setembro.
“O Liceu Amílcar Cabral não vai deixar passar a data do nascimento do seu patrono e filho desse concelho passar em branco. Se o mundo inteiro reconhece Cabral como uma figura internacional também devemos primar por isso”, afirmou.
Segundo disse, tendo em conta que Cabo Verde tem uma “dívida grande” com Amílcar Cabral, se justifica incluir na semana cívica nesse estabelecimento de ensino actividades centenário de Amílcar Cabral.
Sobre o arranque do novo ano lectivo 2024/25, aprazado para 16 deste mês, Manuel do Rosário assegurou que em Santa Catarina, os sete agrupamentos escolares e uma escola não agrupada, a Escola Técnica Grão-Duque Henri (ETGDH), estão preparados a todos os níveis para mais um ano lectivo, “sem sobressaltos”.
“Está tudo a postos e estamos preparados para mais um ano lectivo, que acreditamos que será de facto um ano de muito trabalho e com muito sucesso”, afirmou.
No entanto, não obstante as ameaças de greves por parte das cozinheiras da Fundação Cabo-verdiana de Acção Social Escolar (Ficase) e dos próprios professores, disse acreditar que as escolas e as cantinas escolares vão estar a funcionar na próxima segunda-feira “sem constrangimentos”.
Segundo Manuel do Rosário, de momento, para o ano lectivo 2024/2025 estão inscritos cerca de 10 mil alunos do 1º ao 12º anos, distribuídos por mais de 700 professores.
Entretanto, o professor admitiu que relativamente ao ano anterior houve diminuição do número de alunos, para quem isso advém dos casos de emigração.
Para sustentar as suas afirmações, lembrou que foram feitos muitos pedidos de declarações de transferência desde o pré-escolar até ao 12º ano.
Relativamente às novidades, destacou a reforma do ensino no 12º ano, e distribuição de kits escolares para alunos dos pais que estão inscritos no nível I e II do Cadastro Social Único (CSU).
Já sobre os manuais escolares assegurou que estão disponíveis nos Correios e em todas as papelarias locais.
FM/CP
Inforpress/Fim
Partilhar