Movimento Internacional dos Direitos Humanos destaca papel das mulheres na promoção da paz

Inicio | Sociedade
Movimento Internacional dos Direitos Humanos destaca papel das mulheres na promoção da paz
21/09/24 - 07:47 pm

Cidade da Praia, 21 Set (Inforpress) – A embaixadora do Movimento Internacional dos Direitos Humanos e Género em Cabo Verde, Princess Adewoyin, destacou hoje o papel importante que as mulheres têm tido na sociedade, sobretudo, na promoção da paz no mundo.

Princess Adewoyin falava aos jornalistas esta tarde, à margem da conferência "Mulheres com Propósito", promovida pelo Movimento Internacional dos Direitos Humanos e Género em Cabo Verde, no âmbito do Dia Internacional da Paz celebrado hoje.

“Hoje estamos a comemorar o dia da paz a nível mundial, mas é a primeira vez que fazemos este tipo de evento que reúne mulheres para debaterem sobre o seu papel na sociedade e tudo aquilo que toca às mulheres porque a paz e a nação dependem das mulheres e se a não houver paz as mulheres também não tem a paz”, disse.

Entretanto afirmou que o evento pretende também chamar a atenção das mulheres no sentido de tomarem a sua posição, não em competição com os homens, mas para trabalharem como uma equipa em prol da paz no mundo.

Princess Adewoyin acrescentou que hoje em dia as mulheres estão nas mais diversas áreas de intervenção, nomeadamente, no Governo, nas chefias empresariais, são empreendedoras, domésticas, entre outras.

Por seu turno, a secretária de Estado da Inclusão Social, Lídia Lima, considerou a conferência "Mulheres com Propósito” como uma “iniciativa louvável” de promover na sociedade mais atitudes e comportamentos positivos em relação à paz.

"O mundo está conturbado, com tendência para o aumento da violência a nível mundial, temos conflitos armados com desentendimentos entre os homens, de maneira que é sempre bom que estejamos todos unidos em espaços reflexivos para saber onde estão as origens desses conflitos e aquilo que nós podemos fazer também para a promoção da paz, construção e para a manutenção da paz”, apontou.

Para Lídia Lima, o evento constitui uma oportunidade para chamar as mulheres a atenção para o seu papel como mãe, como educadora, porque é na educação que se consegue trabalhar as crianças desde tenra idade de modo a cultivarem atitudes, comportamentos, valores éticos e morais, que contribuem para a manutenção da paz e criação de um clima de paz no mundo inteiro.

O encontro vai servir ainda para falar dos desafios das mulheres, daquilo que tem sido feito em termos de envolvimento e participação das mulheres no desenvolvimento das sociedades, em particular de Cabo Verde nas áreas sociais, económicas, culturais e política.

AV/HF

Inforpress/Fim

Partilhar