Monte Trigo: População sem visita médica há mais de um ano – representante

Inicio | Sociedade
Monte Trigo: População sem visita médica há mais de um ano – representante
02/10/24 - 07:03 pm

Porto Novo, 02 Out (Inforpress) – A presidente da Associação de Desenvolvimento do Monte Trigo, no interior do Porto Novo, Santo Antão, Maria Miranda, disse hoje que essa aldeia isolada está sem visita médica há mais de um ano.

Maria Miranda avançou que Monte Trigo, em relação à cobertura das estruturas de Saúde, está em “situação de abandono”, informando que essa comunidade não recebe uma visita médica há mais de 12 meses.

A líder desta aldeia disse ainda que essa situação tem deixado insatisfeitos os 250 habitantes do Monte Trigo, que desejam que os médicos da Delegacia de Saúde do Porto Novo também visitem essa zona encravada no interior deste concelho.

Maria Miranda disse que os médicos chegam apenas até Tarrafal.

Para se chegar a Tarrafal tem-se de viajar durante 45 minutos de botes, informou a responsável que acrescentou que tem sido difícil para os moradores deslocarem-se a essa zona quando há visita médica, sobretudo por causa dos custos que uma viagem de botes acarreta (oito mil escudos ida e regresso).

Os moradores aproveitaram a visita do edil do Porto Novo a Monte Trigo, esta terça-feira, para manifestarem a sua insatisfação pelo “abandono” por parte das autoridades sanitárias.

Aníbal Fonseca disse partilhar das preocupações dos habitantes do Monte Trigo, apelando a uma “melhor atenção” dos serviços de saúde a essa comunidade, já que, a seu ver, “não é normal que esta localidade esteja sem visita médica há mais de um ano”.

Este autarca disse que a Câmara Municipal do Porto Novo está na disposição de colaborar com as estruturas de saúde para que os médicos possam também visitar o Monte Trigo, uma das localidades mais isoladas do município do Porto Novo.

A Inforpress contactou o delegado de Saúde do Porto Novo, Carlos Dias, que se escusou, para já, a reagir sobre a preocupação da comunidade do Monte Trigo, prometendo oportunamente prestar os devidos esclarecimentos sobre o assunto.

Monte Trigo dispõe de uma unidade sanitária de base (USB) onde trabalha um agente sanitário.  

JM/HF

Inforpress/Fim 

Partilhar