Missão cirúrgica da CVMS reforça avanços na ginecologia e reconstrução mamária em Cabo Verde

Inicio | Cooperação
Missão cirúrgica da CVMS reforça avanços na ginecologia e reconstrução mamária em Cabo Verde
24/04/26 - 03:58 pm

Cidade da Praia, 24 Abr (Inforpress) – A obstetra e mastologista Gilandira Soares Gino sublinhou hoje a relevância das intervenções realizadas na área da ginecologia e da cirurgia reconstrutiva da mama durante a missão cirúrgica da Associação dos médicos cabo-verdianos nos EUA(CVMS).

Estas declarações foram feitas durante uma conferência de imprensa em jeito de balanço da missão médica da Associação dos médicos cabo-verdianos nos EUA.

Segundo a especialista, para além da participação em cirurgias ginecológicas, a equipa esteve envolvida numa complexa cirurgia de reconstrução mamária com tecido autólogo da própria paciente, um procedimento que durou cerca de oito horas.

A médica falou sobre os benefícios não apenas físicos, mas também psicológicos da intervenção, referindo o impacto positivo na autoestima, na redução da depressão e no processo de tratamento oncológico subsequente.

Na área da ginecologia, foram realizados oito casos, incluindo cirurgias de fixação da cúpula vaginal e tratamento de incontinência urinária em pacientes jovens, contribuindo significativamente para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes.

O cardiologista Fernando Tavares destacou o trabalho desenvolvido em parceria com a equipa americana, que trouxe inovações “importantes” para o país.

Foram realizadas 13 implantações de pacemakers, evitando a evacuação de igual número de pacientes para o exterior, muitos dos quais idosos.

Paralelamente, decorreu uma campanha de rastreio de cardite reumática em várias ilhas, abrangendo mais de 1.400 crianças e jovens entre os 12 e os 16 anos. Deste total, 70 casos testaram positivo e serão agora acompanhados de forma contínua no Serviço de Cardiologia do HUAN.

O médico salientou ainda a importância dos equipamentos de ecografia portáteis deixados pela missão, que permitirão dar continuidade ao rastreio e acompanhamento destas patologias.

Por sua vez, o cirurgião geral Danielson Veiga realçou a evolução da cooperação com a diáspora médica nos Estados Unidos, sublinhando o impacto positivo na formação contínua dos profissionais.

Durante a missão, foram realizadas diversas cirurgias oncológicas complexas, incluindo tumores gástricos, do intestino grosso e retroperitoneais, muitos dos quais anteriormente com indicação para evacuação.

Houve também reforço na utilização da laparoscopia, técnica minimamente invasiva realizada através de pequenas incisões, utilizando uma câmara, uma técnica que reduz o tempo de internamento no paciente.

O presidente do conselho de administração do HUAN, Evandro Monteiro, assinalou o volume e a complexidade das intervenções realizadas, incluindo dezenas de cirurgias especializadas.

Entre estas, referiu a realização da primeira cirurgia de Latarjet em Cabo Verde, bem como cerca de 10 a 15 procedimentos artroscópicos.

A Associação dos Médicos Cabo-verdianos nos EUA(CVMS) está em Cabo Verde desde o dia 10 de Abril, no fortalecimento de serviços especializados, nomeadamente nas áreas de cirurgia reconstrutiva, oncológica, ortopédica, formação em biópsia guiada, radiologia.

JBR/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar