Maio: Moradores de Morrinho pedem urgência na reabilitação e entrada em funcionamento da USB

Inicio | Sociedade
Maio: Moradores de Morrinho pedem urgência na reabilitação e entrada em funcionamento da USB
07/04/24 - 03:42 pm

Porto Inglês, 07 Abr (Inforpress) - A Unidade Sanitário de Base (USB) da localidade de Morrinho encontra-se encerada há mais de dois, à espera de uma intervenção, o que está a deixar a comunidade indignada, pelo que exige “urgentemente” a sua reabilitação.

Esta preocupação foi manifestada à Inforpress pela moradora daquela localidade Alice Monteiro dos Reis, que referiu que o edifício carrece de uma intervenção, algo que, defendeu, já deveria ter sido feita “há muito tempo”.

Enquanto isso, reforçou, a comunidade continua a aguardar sem ter uma garantia da data da intervenção.

Alice Monteiro dos Reis, que é também mãe de uma criança de dois anos, disse que para levar a filha ao médico sente-se obrigada a deslocar à vila da Calheta ou à cidade do Porto Inglês.

Razão que a leva a argumentar de que a reabilitação e entrada em funcionamento da USB poderia possibilitar o acesso deste serviço na sua própria localidade.

Por seu lado, a moradora Maria Luiza Monteiro ressalvou que o encerramento da USB tem dificultado a vida aos moradores de Morrinho, e vai mais longe sugerindo a colocação de uma enfermeira pelo menos duas ou três vez por semana para dar atendimento aos doentes crónicos.

Conforme afiançou aquele munícipe, já lá vão dois anos que se sente obrigada a deslocar à cidade do Porto Inglês ou à vila da Calheta para realizar curativos, uma vez que padece de diabete.

Natália dos Reis, moradora no mesmo povoado exigiu uma intervenção no referido espaço “o quanto antes”.

Aliás, frisou, “já vai tarde”, uma vez que esta demora vem não só prejudicando a comunidade de Morrinho, mas também os moradores da localidade de Cascabulho, que antes usufruíam daquele espaço para consultas quinzenais e mesmo ema caso de curativos.

“Temos pessoa idosas e algumas são hipertensos precisam fazer o controlo semanal e não tendo este serviço na zona são obrigados a deslocarem, o que lhes causa alguns constrangimentos”, constatou.

No Dia Mundial da Saúde, os moradores da localidade de Morrinho podem melhor serviço e mais proximidade dos atendimentos médicos, principalmente numa zona em que havia esta tradição.

WN/AA

Inforpress/Fim 

Partilhar