
Porto Inglês, 30 Out (Inforpress) – Os clubes Beira-Mar, Morreirense e Académico 83 manifestaram-se hoje “totalmente disponíveis” para o arranque da nova época futebolística na ilha do Maio, apelando a apoios logísticos e institucionais para garantir a sua participação.
A Inforpress contactou agremiações da ilha e apurou que, após um ano de suspensão das actividades desportivas, Beira-Mar, Morreirense e Académico 83 estão dispostos a retomar a competição, desde que existam condições básicas de funcionamento.
O responsável do Morreirense, Agostinho Silva, assegurou que o clube está preparado para participar, contando com 23 jogadores, mas destacou a necessidade de apoio logístico e transporte para os treinos.
“Precisamos de meios materiais e logísticos. Com a garantia de transporte para treinar de terça a sexta-feira, podem contar com a presença do Morreirense na época”, referiu, sublinhando também a necessidade de reforçar o clube com equipamentos e botas.
Por seu lado, o treinador do Beira-Mar, José Furtado, afirmou que a sua equipa está motivada para o “regresso do futebol”, mesmo perante limitações materiais.
“Não temos muitas condições, mas pelo amor ao futebol faremos o possível para participar. Precisamos de equipamentos, materiais desportivos e de uma decisão antecipada da Associação de Futebol do Maio para nos organizarmos com motivação”, explicou, acrescentando que o clube pretende integrar jovens atletas locais.
O técnico apelou ainda a um 'djunta mon' (união de esforços) entre clubes, câmara municipal, Associação de Futebol do Maio e federação, para viabilizar o arranque.
O Académico 83 também garantiu estar “totalmente disponível”, encontrando-se a actualizar a lista de jogadores, com vários atletas já inspecionados e prontos para competir.
“Estamos inscritos na plataforma da FIFA e a apostar fortemente na juventude, com o objectivo de relançar o futebol no Maio. Enfrentamos, contudo, escassez de guarda-redes na ilha”, adiantou o dirigente Gilson Moreira, manifestando a convicção de que os apoios, sobretudo da diáspora maiense, surgirão após a confirmação da época.
Entretanto, o Barreirense, actual campeão regional, aguarda a eleição dos novos órgãos sociais em Novembro para tomar uma decisão sobre a participação na época 2025/26.
O futebol na ilha do Maio vive momentos de incerteza, sendo a falta de jogadores, resultante da emigração de jovens, e as dificuldades económicas dos clubes os principais desafios.
RL/CP
Inforpress/Fim
Partilhar