
Porto Inglês, 28 Out (Inforpress) – A temporada de desova de 2026 registou, provisoriamente, 11.293 ninhos de tartaruga-cabeçuda nas praias do Maio, durante o período Junho/Outubro, de acordo com dados preliminares do Programa de Conservação das Tartarugas Marinhas em Base Comunitária.
De acordo com a Fundação Maio Biodiversidade (FMB), já foram monitorizadas 4.808 tartarugas marinhas, resgatadas 55 e colocados 110 ninhos em viveiros, no âmbito das acções de protecção e conservação da espécie.
Os dados preliminares apontam ainda para a captura de 79 tartarugas marinhas e de dois ninhos durante a temporada.
A campanha conta com a participação de vigilantes ambientais, incluindo membros da Federação Europeia de Rangers, grupos comunitários do projecto Zona Mais Amiga do Ambiente, voluntários nacionais e internacionais e habitantes da ilha.
A fundação indicou que os números ainda estão sujeitos a actualização, uma vez que o trabalho de monitorização e contabilização continua em curso.
RL/AA
Inforpress/Fim
Partilhar