Porto Inglês, 24 Set (Inforpress) – A primeira-dama, Débora Katisa Carvalho, enalteceu hoje o trabalho da unidade representativa do ICCA na ilha do Maio, bem como o empenho da equipa de profissionais na protecção das crianças e dos adolescentes na ilha.
Durante a visita ao Centro de Dia do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA), que acolhe mais de 40 crianças, a primeira-dama reconheceu o impacto do trabalho preventivo realizado pela instituição, sobretudo no apoio às famílias com dificuldades sociais e económicas.
“É gratificante quando fazemos estas visitas e vemos que, mesmo numa ilha pequena como o Maio, existe esta presença activa, com uma equipa que está a conseguir fazer a diferença de forma preventiva”, afirmou, salientando ainda o apoio dado às mães que não têm onde deixar os filhos durante o horário laboral.
Débora Carvalho alertou também para os efeitos da emigração de pais, fenómeno que tem deixado muitas crianças sob os cuidados de avós ou vizinhos.
Segundo a primeira-dama, esta realidade aumenta a vulnerabilidade infantil devido à ausência de acompanhamento adequado.
Outro ponto sublinhado foi a necessidade de quebrar tabus em torno do abuso sexual de menores.
A primeira-dama apelou às famílias para que reforcem a prevenção e a educação das crianças neste domínio, de forma a evitar situações de violação de direitos.
A visita integra a missão que Débora Katisa Carvalho realiza na ilha do Maio no âmbito da campanha “Somos Todos Iguais”, que prossegue hoje com encontros com associações religiosas e famílias locais.
RL/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar