Maio acolhe “Swell Trip 2025” com atletas internacionais de surf e windsurf

Inicio | Desporto
Maio acolhe “Swell Trip 2025” com atletas internacionais de surf e windsurf
04/09/25 - 05:16 pm

Porto Inglês, 04 Set (Inforpress) – A ilha do Maio acolhe de 5 a 11 de Setembro o evento “Maio Swell Trip 2025”, que pretende reunir cinco atletas internacionais de surf e windsurf para uma “experiência imersiva” com a comunidade local. 

Durante uma semana, os atletas vão partilhar os seus talentos e valores com os maienses, através de aulas gratuitas de surf para crianças e jovens, momentos de trocas culturais e acções ambientais ligadas à preservação do ecossistema marinho.

Para a organização, a ilha do Maio representa um “palco perfeito” para este evento estratégico, mobilizando a atenção internacional para a ilha como um destino turístico sustentável, valorizando a cultura local.

“O Maio Swell Trip 2025 mostra que o desporto pode ser um motor de transformação social e de inclusão. O objectivo é reforçar o papel da ilha do Maio enquanto símbolo de turismo sustentável, orgulho comunitário e inspiração para os jovens,” afirmam os organizadores. 

O projecto inserido no Global Gateway, a estratégia da União Europeia que promove investimentos sustentáveis em Cabo Verde, é promovido pelo Governo de Cabo Verde, através do Ministério do Turismo e Transportes.

Em comunicado, a iniciativa avança que a Global Gateway já mobilizou mais de 367 milhões de euros para Cabo Verde desde 2021, dos quais 144 milhões foram destinados à modernização dos portos e ao fortalecimento da economia azul, reforçando a conectividade marítima e o turismo responsável. 

A ilha do Maio já beneficiou da iniciativa através do porto da ilha, impulsionadas pela União Europeia e pela equipa Europa, reforçando o turismo e a conectividade na ilha.

Os investimentos do Global Gateway também preveem a modernização da infra-estrutura portuária em outros portos estratégicos de Cabo Verde, incluindo Porto Grande em Mindelo, Porto Novo em Santo Antão e Porto de Palmeira no Sal, bem como a melhoria das instalações logísticas, promovendo uma conectividade mais eficiente e sustentável para o país. 

RL/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar