
Cidade da Praia, 20 Abr (Inforpress) – O presidente da Fundação Carlos Albertino Veiga participa de hoje a quarta-feira, 22, no Global Sustainable Islands Summit 2026, que decorre nas ilhas Canárias e disse levar uma visão estratégica centrada no oceano e no futuro das ilhas.
De acordo com informações da organização, Paulo Veiga será um dos intervenientes de destaque do evento, integrando uma mesa redonda internacional, em que partilhará a sua experiência enquanto antigo ministro do Mar e a sua perspetiva sobre o papel dos pequenos Estados insulares no contexto global.
O responsável será ainda orador principal na abertura de uma das sessões centrais do encontro, num reconhecimento do seu contributo no debate sobre o oceano e a sustentabilidade.
Durante a sua intervenção, deverá defender a necessidade de colocar o oceano no centro das políticas públicas, não apenas como recurso económico, mas como elemento estruturante das sociedades insulares.
A sua abordagem inspira-se no conceito de “Big Ocean State”, que propõe uma mudança de paradigma, com maior envolvimento das comunidades locais na definição de soluções.
Paulo Veiga deverá também destacar a importância da literacia oceânica e da economia azul como pilares fundamentais para o desenvolvimento sustentável, sublinhando que, no caso de Cabo Verde, “99% é oceano e 1% é terra”, o que exige políticas ajustadas à realidade insular.
A participação neste fórum internacional, de acordo com a nota, reforça o posicionamento de Cabo Verde no debate global sobre sustentabilidade e evidencia o papel da Fundação Carlos Albertino Veiga na promoção de iniciativas ligadas ao conhecimento, inovação e desenvolvimento sustentável.
RL/AA
Inforpress/Fim
Partilhar