
Cidade da Praia, 03 Dez (Inforpress) - O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) aprovou terça-feira um apoio orçamental no valor de 17,7 milhões de euros destinado a Cabo Verde, para apoiar programa de governação electrónica e reforma da gestão das finanças públicas.
A informação foi anunciada pelo vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, através das suas redes sociais.
O programa visa contribuir para o crescimento económico, acelerando a consolidação das reformas em curso. O objectivo é melhorar a prestação de serviços públicos, a competitividade da economia e a eficiência na gestão dos recursos do Estado.
De acordo com o governante, os componentes do programa focam-se no reforço da governação electrónica, promoção da competitividade digital, modernização da administração pública e consolidação fiscal.
Segundo Olavo Correia, esta operação programática insere-se no aprofundamento das reformas de digitalização, visando aumentar a eficiência das instituições e reforçar a transparência e estimular o desenvolvimento do sector privado.
A comunicação detalha que o BAD já suporta a transformação digital do país fora do âmbito do Orçamento do Estado, nomeadamente através do financiamento das fases I e II do Parque Tecnológico Arquipélago Digital no valor total de 45,5 milhões de euros.
Em curso está também o projecto Morabeza, a ser implementado entre 2024 e 2027, no montante de 24 milhões de euros.
O vice-primeiro-ministro sublinhou que a parceria com o BAD é “estratégica, multissetorial e orientada para resultados”, gerando impactos directos na competitividade, na eficiência do Estado e na transformação digital e do país.
JBR/CP
Inforpress/Fim
Partilhar