Tarrafal, 24 Mai (Inforpress) – O Instituto do Património Cultural (IPC) promoveu hoje um encontro com a comunidade de Chão Bom, no Tarrafal, para a recolha de contributos para a elaboração do plano de gestão do ex-Campo de Concentração do Tarrafal.
Em declarações à Inforpress, a coordenadora da candidatura do ex-Campo de Concentração do Tarrafal a Património da Humanidade, Sandra Mascarenhas, adiantou que além da recolha de subsídios para a elaboração do plano de gestão, a iniciativa vai servir para socializar a candidatura deste sítio a património mundial, a ser entregue em Janeiro de 2026.
“Todo o bem quando é candidato ao património mundial tem obrigatoriamente de apresentar um plano de gestão. No plano de gestão temos de explicar como é que vamos valorizar e desenvolver o sítio nos próximos cinco anos e depois dos cinco anos faz-se a avaliação para ver o que correu bem ou menos bom, para que se possa fazer a sua actualização”, explicou.
Daí que, segundo ela, este primeiro encontro dedicado à recolha de subsídios para a elaboração do referido plano de gestão, visa “eliminar” alguns problemas que afectam estas famílias, que passa pela reabilitação dessas casas e construção de pocilgas para tirar os animais das ruas.
Avançou que após este momento de auscultação, vão criar dentro dos eixos estratégicos do futuro plano de gestão, programas e projectos para que as famílias que vivem dentro deste sítio possam ter algum rendimento.
Segundo disse, pretendem ainda com este plano de gestão musealizar a parte de fora do ex-Campo de Concentração do Tarrafal (Museu da Resistência), fazendo com que além das celas as pessoas possam também visitar as casas de fora que habitavam guardas e outras personalidades da época.
Na ocasião, lembrou que este é o terceiro encontro de auscultação e mobilização local no quadro do processo de candidatura, a ser entregue em Janeiro de 2026, sucedendo a encontros prévios com representantes institucionais, organizações da sociedade civil, organizações não-governamentais (ONG) e autoridades locais.
FM/HF
Inforpress/Fim
Partilhar