Cidade da Praia, 05 Jul (Inforpress) – O Presidente da República, José Maria Neves, declarou hoje, na cidade da Praia, que ao longo destes 49 anos de independência, Cabo Verde deu um grande salto, sobretudo, nos sectores da Saúde e da Educação.
O mais alto magistrado da Nação Cabo-verdiana falava aos jornalistas na cerimónia de deposição de uma Coroa de Flores, no Memorial Amílcar Cabral, no Largo da Biblioteca Nacional.
Na ocasião, José Maria Neves ressaltou a evolução “significativa” na Educação e na Saúde, apontando que hoje todas as mulheres grávidas podem ter seus filhos nos hospitais e que a vacinação atinge 100 por cento (%) das crianças.
O país, adiantou o Presidente da República, cumpriu também, praticamente, todos os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio no horizonte 2015.
“Eu acho que valeu a pena. Nesses anos Cabo Verde deu um grande salto, basta ver a evolução na Educação, na Saúde. Hoje todas as nossas mulheres grávidas podem ter os seus filhos nos hospitais, a vacinação atinge 100 % das nossas crianças e praticamente cumprimos os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio no horizonte 2015”, salientou.
O Chefe de Estado lembrou ainda que Cabo Verde conquistou o título de um país de rendimento médio e uma democracia que efectivamente funciona, sendo detentora de instituições sólidas, inclusivas e que têm contribuído para o desenvolvimento do país.
“Valeu a pena. Cabo Verde cresceu do ponto de vista político, do ponto de vista institucional, do ponto de vista material, praticamente multiplicamos o nosso PIB per capita por 50, de modo que Cabo Verde deu um grande salto e, isto é importante, com o contributo de todos os cabo-verdianos”, reforçou José Maria Neves.
TC/HF
Inforpress/Fim
Partilhar