Espargos, 30 Abr (Inforpress) – O ministro do Turismo adiantou hoje “progressos significativos” para as futuras intervenções na área do Pontão de Santa Maria, incluindo a implementação de medidas de apoio a pescadores, artesãos, para um turismo “mais organizado e sustentável”.
José Luís Sá Nogueira deixou estas perspectivas depois de cumprir mais um dia de visita ao Sal, adiantando que as obras deverão ter início “em breve”, após a conclusão da fase de realocação provisória dos pescadores e artesãos que anteriormente ocupavam o local.
"Estamos a finalizar a parte de assentamento dos pescadores e artesãos que ocupavam o pontão, uma condição essencial para avançar com a construção, garantindo a continuidade das suas atividades", explicou.
Para este reassentamento provisório, serão criadas estruturas adequadas na zona da marina, equipadas com água e instalações sanitárias.
Adicionalmente, serão disponibilizadas embarcações para facilitar o trabalho dos pescadores.
O ministro enfatizou que estas ações fazem parte de um esforço mais amplo para elevar a qualidade do turismo no Sal.
Nesse sentido, mencionou a colaboração com a Associação de Pequenos e Médios Operadores Turísticos (Aprotur) para aprimorar a oferta local e o trabalho conjunto com a IGAE e o Instituto do Turismo para disciplinar o sector.
Luís Sá Nogueira também abordou outras iniciativas com “impacto positivo” no turismo, como o programa de habitação social para trabalhadores do sector hoteleiro, que visa proporcionar moradias dignas com rendas acessíveis.
“Para esses trabalhadores, o Governo tem todo um programa para assegurar que, de facto, tenham uma habitação condigna e ao mesmo tempo possam, de facto, utilizar parte do seu rendimento para pagar a habitação sem ter que fazer um grande esforço financeiro, tendo em conta o custo de vida do sal”, frisou.
Adiantou ainda que os pequenos operadores turísticos próximos ao grupo hoteleiro RIU serão beneficiados com a instalação de novos quiosques organizados para a venda de seus produtos, uma iniciativa que será expandida por toda a cidade de Santa Maria.
"Este trabalho que estamos a desenvolver vai melhorar a qualidade da nossa oferta e projetar uma imagem de um país organizado, que prima pela humanidade", concluiu o ministro Luís Sá Nogueira, reforçando o compromisso do Governo com um turismo sustentável e que valoriza a comunidade local.
Sobre a realocação dos vendedores de peixe, o ministro confirmou que será num espaço aberto na zona da marina, com todas as condições necessárias, incluindo água, casas de banho e estruturas em madeira.
A assinatura dos documentos para avançar com o reassentamento “é iminente”, permitindo o início das obras do novo pontão.
NA/AA
Inforpress/Fim
Partilhar