Cidade da Praia, 31 Mai (Inforpress) – O Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA) promove este sábado, 01, uma marcha a nível nacional, com o intuito de despertar a sociedade cabo-verdiana para os direitos das crianças, avançou hoje à presidente, Zaida Freitas.
“A ideia dessa marcha, que começa com a alvorada, sob o lema “Proteger as crianças é a responsabilidade de todos”, é ter a participação de crianças desde o pré-escolar, passando pelo ensino básico, até o ensino secundário, mas também ter uma forte representação dos adultos”, disse a presidente, que adiantou que o evento visa celebrar o Dia Internacional da Criança, assinalado a 01 de Junho.
Zaida Freitas, que falava à Inforpress, explicou que todas as delegações do ICCA estão a organizar-se para promover a marcha, que segundo disse, constitui um momento e oportunidade de exercerem os seus direitos, mas também de diversão.
A responsável adiantou que na cidade da Praia, o arranque está previsto para às 08h00, com concentração em frente ao Estádio da Várzea, segue-se para zona da Sucupira, Fazenda e Plateau, na Praça Alexandre Albuquerque, onde de seguida as crianças e outras entidades terão também a oportunidade de deixar mensagens.
Acrescentou que o evento terá ainda s momento culturais, com a participação de palhaços, batucadas e lançamento de papagaios ao ar livre.
No período da noite, o ICCA irá marcar presença na gala dos Cabo Verde Music Awards 2024, com a participação da cantora Sandra Horta e de algumas crianças, onde irão apresentar o tema da campanha “Proteja- crianças e adolescentes livres da violência sexual”, levada a cabo pelo instituto.
“Acredito que será um momento muito bonito, mas é uma forma também de nós convidarmos as pessoas, a sociedade cabo-verdiana no seu todo, para se juntarem a nós e se cada um de nós realmente assumir as suas responsabilidades, teremos com certeza um Cabo Verde mais protector e seguro para as nossas crianças”, precisou.
A marcha conta com a parceria do Ministério da Educação, das Nações Unidas, da Cruz Vermelha, Polícia Nacional, Forças Armadas, Câmaras Municipais e da sociedade civil, sobretudo, as que trabalham com esta temática, como a Colmeia, Acrides, Acarinhar e a Fundação Infância Feliz.
O Dia Mundial da Criança assinalou-se pela primeira vez em 1950, por iniciativa das Nações Unidas, com o objectivo de chamar a atenção para os problemas que as crianças então enfrentavam.
AV/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar