Cidade da Praia, 18 Mar (Inforpress) - A ministra da Defesa condecorou hoje, na cidade da Praia, os adidos de Defesa de Portugal e do Brasil e o chefe do Gabinete de Cooperação Militar dos Estados Unidos, pelo apoio a Cabo Verde na afirmação internacional.
O coronel de Infantaria João Domingos, adido de Defesa de Portugal, o capitão-de-mar-e-guerra Rodrigo Kristosche, adido da Defesa do Brasil e o oficial chefe do Gabinete de Cooperação Militar dos Estados Unidos, Eric Wilmer, foram condecorados com Medalha de Serviços Relevantes da 2ª Classe.
Na ocasião, após a respectiva condecoração, Janine Lélis disse que esse reconhecimento é feito no contexto da excelente relação entre Cabo Verde e esses três países amigos, "que têm sido parceiros fundamentais e estratégicos no domínio da defesa e segurança".
"A cooperação técnico-militar construída ao longo dos anos com Brasil, Portugal e EUA tem crescido e fortalecido através dos programas-quadro (...) que vão ao encontro do programa do Governo, especialmente no domínio da capacitação das Forças Armadas", precisou.
A também ministra de Estado avançou ainda que esta relação de amizade e cooperação tem contribuído para a afirmação internacional de Cabo Verde, no processo de construção e desenvolvimento de uma segurança militar cooperativa, assim como para uma Defesa sustentável do país.
"Temos, pois, razões suficientes para distinguir os condecorados. Estamos a reconhecer o mérito e dedicação destes três cidadãos-militares que com os seus labores deram importante contribuição para o reforço desta bonita cooperação", justificou.
Os condecorados, durante as suas intervenções, enalteceram o profissionalismo e nível de maturidade dos militares e da Guarda Costeira cabo-verdianos.
Destacaram, igualmente, a cooperação técnico-militar com Cabo Verde e o nível de segurança marítima do país.
OM/CP
Inforpress/Fim
Partilhar