Governo atribui pensão do Estado ao artista “Zezé di Nha Reinalda”

Inicio | Cultura
Governo atribui pensão do Estado ao artista “Zezé di Nha Reinalda”
02/01/26 - 05:34 pm

Cidade da Praia, 02 Jan (Inforpress) – O Governo atribuiu uma pensão do Estado ao cantor, compositor e “grande referência” da música cabo-verdiana “Zezé di Nha Reinalda”, no valor de 75 mil escudos, à semelhança do irmão “Zeca di Nha Reinalda”.

A medida foi aprovada em Conselho de Ministros e consta do Boletim Oficial de 31 de Dezembro.

Segundo o documento, a decisão se enquadra na “Pensão do Tesouro”, um apoio do Estado destinado a cidadãos com mais de 55 anos, ou que estejam incapacitados para o trabalho, que se tenham distinguido pela dedicação ao serviço da comunidade em diferentes áreas.

“E, não estejam, nem possam estar cobertos por qualquer sistema de segurança social, e que estejam, ainda, a vivenciar uma situação económica que justifique a atribuição da pensão”, sublinhou o executivo.

O cidadão José Bernardo Dias Fernandes, o “Zezé di Nha Reinalda”, já fazia parte do grupo “Opus 7”, em meados dos anos setenta, quando seu irmão “Zeca di nha Reinalda” entrou no grupo.

Algum tempo depois, ambos são convidados, tal como outros elementos do grupo, a formar o “Bulimundo”, no qual Zezé permanece apenas nos primeiros tempos, não chegando a gravar.

Em 1981, edita o seu primeiro álbum a solo, com arranjos de Paulino Vieira, quase totalmente composto por músicas próprias, cujo tema título é “Djentis d'aságua”. 

Em 1982, quando Zeca, por sua vez, deixa o Bulimundo, os dois vão gravar juntos o LP “N'ca por si”, também este sob a direcção musical de Paulino Vieira.

Um segundo álbum da parceria entre os dois irmãos é “Konbersu'l tristi korbo nha xintido” (1983).

Em 1988, Zezé lança outro álbum a solo, “Onti y oji”, gravado também em Portugal. A partir daí edita um novo disco a cada década: “Lugar pa nos tudo” é de 1999 e “Dukumentu sai” em 2008. Em ambos procura estar sintonizado com os novos tempos, interagindo com uma nova geração de músicos.

Foi galardoado pelo Governo com o Primeiro Grau da Medalha de Mérito, a 5 de Julho de 2005, por ocasião do XXX aniversário da Independência Nacional, e ainda condecorado pelo Presidente da República com a Primeira Classe da Medalha do Vulcão, a 5 de Julho de 2006.

Figura marcante da música tradicional cabo-verdiana, a 09 de Fevereiro de 2019, Zezé e Zeca di Nha Reinalda, foram homenageados, numa gala realizada na Assembleia Nacional, pela Sociedade Cabo-Verdiana de Autores (SOCA).

Neste sentido, o Governo, entendeu, em sinal de justo reconhecimento, atribuir uma pensão do Estado a este cantor, compositor e “grande referência” da música cabo-verdiana, à semelhança do seu irmão Zeca di Nha Reinalda, pela relevante contribuição à música e cultura do país.

A pensão será paga mensalmente pelo Orçamento do Estado, na mesma data dos demais pensionistas.

ET/HF

Inforpress/Fim

Partilhar