Cidade da Praia, 05 Jul (Inforpress) – As selecções de futebol de São Vicente e Santiago disputam hoje, no Estádio Nacional, a final da Taça Independência, ambas em busca do sexto título, depois de terem eliminado Santo Antão e Boa Vista, respetivamente, nas meias-finais.
Santiago carimbou o passaporte para a final ao vencer a formação da Boa Vista por 2-1, com destaque para o avançado Gato, autor dos dois golos da vitória, todos apontados na primeira parte.
A Boa Vista ainda empatou através do defesa-central Argel, mas não conseguiu evitar a eliminação.
Já São Vicente teve de recorrer à lotaria das grandes penalidades para garantir a qualificação.
Depois de um empate sem golos frente a Santo Antão no tempo regulamentar, a formação vicentina venceu por 3-1 nas penalidades, com o guarda-redes Patrick em destaque ao defender três remates.
Com cinco troféus cada, Santiago e São Vicente são duas das selecções mais tituladas da Taça Independência, competição integrada nas comemorações do 05 de Julho.
O jogo deste domingo será decisivo para desempatar o histórico e consagrar uma das ilhas com o sexto título nacional.
A final, marcada para às 15:00, encerra, a nível de futebol, as festividades dos 50 anos da Independência Nacional.
Organizada pela Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), a Taça Independência visa promover a unidade nacional através do desporto.
A fase de grupos foi disputada nas ilhas do Sal e de Santo Antão, com a participação das selecções representativas das ilhas, à excepção da Brava, que desistiu à última hora.
Criada em 1985, a prova vai na sua 13.ª edição. Santiago e São Vicente lideram o palmarés, com cinco títulos cada. Sal e Fogo venceram a competição por uma vez.
OM/CP
Inforpress/Fim
Partilhar