
Cidade da Praia, 07 Jan (Inforpress) – O actual presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), Mário Semedo, apresentou na terça-feira, 06, o manifesto da sua recandidatura, acompanhada da respectiva lista e de uma proposta de governação para “assegurar a estabilidade institucional na continuidade responsável”.
De acordo com o manifesto divulgado e a que a Inforpress teve acesso, no próximo sábado, 10, os delegados legitimamente mandatados pelas associações regionais são chamados para eleger os órgãos sociais da FCF para o ciclo 2026–2030.
A candidatura de Mário Semedo, indica o documento, assenta num percurso “amplamente reconhecido, em resultados concretos e uma proposta realista”, que alinha com as competências da FCF.
Um dos princípios centrais do projecto é o reforço da relação institucional com os clubes e as associações regionais, enquanto base do sistema federativo.
O programa de governação apresentado estrutura-se em três eixos estratégicos fundamentais.
O primeiro incide sobre a boa governação, transparência e respeito instrucional, que visa o reforço dos mecanismos de governação dos processos administrativos, e que promove uma relação de confiança e respeito mútua entre a FCF, os clubes e as associações regionais.
O segundo eixo centra-se na sustentabilidade e valorização das estruturas associativas, propondo, no entanto, uma consolidação das fontes de financiamentos e valorização das competições nacionais, capacitação técnica e sustentabilidade financeira dos clubes e Associações Regionais, no respeito pela sua autonomia.
E por fim, o terceiro eixo concentra-se no desenvolvimento desportivo, na formação e coesão territorial, uma aposta que consiste em preparar os atletas femininos e no juvenil com formações para o alto rendimento.
“Promoção de um desenvolvimento equilibrado do futebol em todas as ilhas, assegurando igualdade de oportunidades e reforço da coesão territorial”, lê-se no manifesto.
Na lista de Mário Semedo, candidato a presidente da direção, constam como vice-presidentes Mário Avelino, conhecido como Donnay, Paulo Santos, Inácio Carvalho, Fernando Firmino, Tatiana Carvalho e Neusa Gonçalves, entre outros nomes.
O Conselho de Disciplina tem como candidato a presidente o juiz de direito Samuel Cosmo.
JBR/AA
Inforpress/Fim
Partilhar