Cidade da Praia, 06 Jul (Inforpress) – Um golo de Chibinho no último minuto do prolongamento deu hoje, à selecção de Santiago, a sua sexta Taça Independência, após vitória por 1-0 sobre São Vicente, na final disputada no Estádio Nacional, na cidade da Praia.
Num encontro intenso e muito equilibrado, o golo surgiu apenas no final da segunda parte do prolongamento, quando Chibinho aproveitou uma defesa incompleta de Patrick, que até então vinha sendo a figura do jogo.
Na primeira parte do tempo regulamentar, Santiago teve algumas oportunidades, todas travadas por Patrick.
São Vicente também criou perigo, com um cabeceamento de Camará no início da segunda parte, bem defendido por Piti.
A partir dos 60 minutos, Santiago começou a dominar o jogo, com Gato, Endy e Jú a rondarem constantemente a baliza adversária, sem conseguirem marcar até ao prolongamento.
No prolongamento, antes do golo de Chibinho, houve oportunidades para ambos os lados, apesar do desgaste físico evidente dos jogadores.
A final, que contou com a presença do Presidente da República, José Maria Neves, que entregou a Taça ao capitão Emerson, foi disputada num ambiente de festa e grande emoção, reflectindo o espírito de união e enquadrada no 50.º Aniversário da Independência Nacional.
Após este triunfo, Santiago isola-se no topo do palmarés da Taça Independência, agora com seis títulos, mais um que São Vicente, que permanece com cinco. Sal e Fogo venceram a competição por uma vez.
Organizada pela Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), desde 1985, a Taça Independência teve a fase de grupos disputada nas ilhas do Sal e de Santo Antão, com a participação de todas as selecções insulares, à excepção da Brava, que desistiu à última hora.
Os melhores da Taça Independência:
MVP da Final: Chibinho (Santiago)
Melhor guarda-redes: Patrick (São Vicente)
Melhor Marcador: William (Boa Vista)
Melhor Jogador: Henry (Boa Vista)
Melhor Treinador: Loloty (Santiago)
Fair-play: Santo Antão
Vice-campeão: São Vicente
Campeão: Santiago
Vencedores da Taça Independência
1985 - São Vicente
1986 - São Vicente
1989 - Santiago
1992 - São Vicente
1997 - Sal - Sal
1999 - Santiago
2007 - São Vicente
2009 - Santiago
2011 - Santiago
2013 - Fogo
2015 - São Vicente
2019 - Santiago
2025 - Santiago
OM/HF
Inforpress/Fim
Partilhar