Fogo: Temporada de nidificação de tartarugas marinhas no Ilhéu de Cima com “resultados promissores" - Projecto Vitó

Inicio | Ambiente
Fogo: Temporada de nidificação de tartarugas marinhas no Ilhéu de Cima com “resultados promissores" - Projecto Vitó
11/09/25 - 09:52 am

São Filipe, 11 Set (Inforpress) - A temporada de nidificação das tartarugas marinhas na Reserva Integral dos Ilhéus do Rombo, especificamente no Ilhéu de Cima, está a apresentar “resultados promissores” para a conservação da espécie, segundo a Associação Projecto Vitó.

Dados estatísticos da campanha de monitorização das praias de Ilhéu de Cima entre 15 de Junho e 31 de Agosto, divulgados pelo Projecto Vitó, indicam avanços na conservação das tartarugas marinhas.

A campanha de monitorização é liderada pela Associação Projecto Vitó, uma organização dedicada à conservação ambiental e responsável pelo seguimento das praias de desova na ilha do Fogo e nos Ilhéus do Rombo.

Dados publicados na sua página oficial nas redes sociais, a Associação Projecto Vitó indica que de 15 de Junho a 31 de Julho foram registados, nas praias do Ilhéu de Cima, 2.204 rastos, 714 ninhos, 48 fêmeas novas registadas, 20 fêmeas recapturadas, 19 ninhos para fins científico, quatro tartarugas resgatadas e duas capturas registadas.

Estes dados, segundo a associação, reflectem o esforço contínuo da equipa técnica e dos voluntários, cujo “trabalho incansável” tem sido essencial para garantir a protecção das tartarugas marinhas, fundamentais para o equilíbrio dos ecossistemas oceânicos.

A mesma fonte destaca a importância da vigilância, investigação e sensibilização comunitária, especialmente em zonas protegidas como os Ilhéus Rombos, onde a presença humana é limitada e o impacto ambiental precisa ser cuidadosamente controlado.

Os dados referentes às praias da ilha do Fogo ainda estão a ser compilados e serão apresentados no próximo dia 16 de Setembro, durante um encontro com os monitores responsáveis pela vigilância local.

JR/CP

Inforpress/Fim

Partilhar