
Cidade da Praia, 24 Out (Inforpress) – O Presidente da República, José Maria Neves, felicitou hoje a Organização das Nações Unidas (ONU) por ocasião da celebração do 80.º aniversário da organização, assinalado hoje, com uma mensagem ao secretário-geral, António Guterres.
Em nome do povo cabo-verdiano e em seu próprio nome, Neves endereçou “as mais calorosas felicitações e votos de contínuos êxitos na nobre missão de conduzir os destinos da nossa Organização comum” e formulou votos para que a ONU continue a “inspirar esperança, promover o diálogo e sustentar o progresso” de toda a humanidade.
O Presidente da República aproveitou este momento, “tão auspicioso quanto simbólico”, para evocar as conquistas, os desafios e as esperanças que moldaram oito décadas de acção multilateral “em prol da paz, do desenvolvimento e da dignidade humana”.
“O mundo transformou-se de forma vertiginosa, mas os princípios e valores universais consagrados na Carta das Nações Unidas permanecem tão actuais e imprescindíveis como outrora, continuando a constituir os alicerces da convivência internacional e o farol ético da cooperação entre as nações, referiu o chefe de Estado.
Na carta dirigida a Nova Iorque, o Presidente da República enfatizou que durante a recente Semana de Alto Nível da 80.ª Sessão da Assembleia Geral, os Estados Membros reafirmaram, “com inequívoca determinação”, o seu compromisso com um multilateralismo “renovado, mais inclusivo, representativo e eficaz”.
Estes compromissos são apontados por Neves como “condição sine qua non para fazer face às múltiplas crises que afectam a Humanidade: crises humanitárias e de segurança, conflitos persistentes, emergência climática, insegurança alimentar, desigualdades crescentes e transformações tecnológicas disruptivas”.
Cabo Verde, assegurou, continua “profundamente convicto” de que tais desafios globais apenas poderão ser superados mediante uma “solidariedade genuína, uma cooperação multilateral efetiva e o respeito mútuo” entre os povos e os Estados.
Neste quadro, assegurou que Cabo Verde mantém “plena confiança no papel central das Nações Unidas, enquanto foro insubstituível de diálogo, de construção de confiança e de concertação de soluções globais justas e sustentáveis”
“Por ocasião do Dia das Nações Unidas, Cabo Verde associa-se, assim, à comunidade internacional na celebração da perenidade e da relevância desta Organização universal, renovando o seu compromisso de continuar a cooperar estreitamente com a ONU na promoção da justiça social, da paz duradoura, da coesão internacional e da sustentabilidade em benefício das gerações vindouras”, lê-se na mensagem.
No ano em que Cabo Verde celebra o cinquentenário da sua Independência Nacional, José Maria Neves aproveitou para expressar “o profundo reconhecimento” do povo cabo-verdiano pela “constante, generosa e inestimável” contribuição das Nações Unidas para o desenvolvimento sustentável do nosso país, “desde a hora primeira da nossa caminhada enquanto nação livre, soberana e democrática”.
SR/AA
Inforpress/Fim
Partilhar